Fechar
GP1

Piauí

PF deflagra "Operação Estivas" no Piauí contra quadrilha especializada em roubo de cargas

Os policiais federais deverão cumprir 18 mandatos de prisão e 32 mandatos de busca e apreensão em seis estados: Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará e São Paulo.

A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas da manhã de hoje (15 de abril de 2011), a “Operação Estivas” que está sendo realizada em seis Estados do Brasil, sendo eles Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Pará e São Paulo, que visa dar cumprimento a 18 mandados de prisão contra membros de uma organização criminosa especializada em roubo de cargas, nas principais rodovias federais que cortam a Região Nordeste.

Os policiais federais estão cumprindo também, 32 mandados de busca e apreensão durante a operação.

A Polícia Federal durante investigações constatou que a organização criminosa vem agindo nos seis Estados e preparou a “Operação Estivas”, que teve início nas primeiras horas da manhã de hoje (15).

Prisões

Os agentes da Polícia Federal do Piauí prenderam no estado, no Maranhão, Pará, Ceará, Pernambuco e São Paulo 18 assaltantes, empresários, contadores acusados de formar quadrilha especializada em roubo, interceptação e lavagem de dinheiro nos seis estados.

O chefe de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal do Piauí, Janderley Gomes, afirmou que a PF prendeu na Operação Estivas 18 pessoas envolvidas com roubo de cargas, de origem de São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados da região sudeste, a partir de investigação iniciada em Teresina há oito meses quando ocorreram assaltos na rodovia BR-316, que liga a capital piauiense a cidade de Timon (MA), vestidos com uniformes de agentes da PF.

Ele afirmou que a quadrilha tinha um grupo armado que atuava no Piauí, onde foram presos oito acusados de tráfico, empresários do Ceará que receptavam as mercadorias roubadas, contadores do Pará fraudavam os documentos das mercadorias e no Maranhão, Pernambuco e São Paulo também era feito o roubo de caminhões.

As cargas eram de confecções, eletrodomésticos e em grande parte vinham dos Estados da região sudeste do país. Janderley Gomes disse que as cargas de eletrodomésticos e de confecções eram vendidas para interceptadores de cargas que têm lojas no Ceará.

Os criminosos presos em Teresina já são conhecidos da polícia, pois tiveram passagem por roubo e porte ilegal de armas. Todas as prisões no Piauí aconteceram na capital.

Todos os membros da quadrilha presos ontem nos seis estados para a sede da Polícia Federal em Teresina onde prestaram depoimentos e ficarão a disposição do juiz que determinou a prisão dos 18 envolvidos com a quadrilha de roubo de cargas.

Com os criminosos, a Polícia Federal apreendeu dois veículos, um Golf, com a placa de Iguatu, no Ceará, e um Palio de Teresina. A Polícia Federal ainda vai continuar as investigações e pode fazer novas prisões.

A quadrilha revendia os produtos roubados – eletrodomésticos, bebidas, confecções, artigos esportivos e materiais de calçados – após falsificarem documentos.

A Polícia Federal confirmou 18 prisões, das quais: oito no Piauí, duas no Pará, uma em São Paulo, cinco no Ceará e duas no Maranhão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.