Fechar
GP1

Polícia

PF detalha Operação Metalon que prendeu uma pessoa em Teresina

A operação deflagrada em Teresina e Timon com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que fazia roubos a bancos com explosivos .

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (15), a Polícia Federal no Piauí e as polícias Civis do Piauí e Maranhão apresentaram detalhes da Operação Metalon, deflagrada em Teresina e Timon com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que fazia roubos a bancos com explosivos nos dois referidos estados.

  • Foto: Thaís Guimarães/GP1Delegados durante a coletivaDelegados durante a coletiva

De acordo com a delegada da PF, Larissa Magalhães, essa é uma continuação de ações policiais anteriores, como a Operação Tinguis, que prendeu quatro acusados de assaltos a bancos. “Ano passado o Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) prendeu boa parte desse bando, porém faltavam ações que nós julgávamos importantes para fechar os trabalhos de investigação. A situação que esse grupo causou, até com um homicídio de um morador de rua, repugna a sociedade”, declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegada Larissa MagalhãesDelegada Larissa Magalhães

Segundo o delegado Willame Moraes, coordenador do Greco, o grupo alvo da operação roubou pelo menos sete bancos, dentre eles, duas agências da Caixa Econômica Federal, uma em Teresina, e outra em Timon (que culminou com a morte de um homem morador de rua), dois postos do Bradesco, em Jerumenha e Marcos Parente, e outras instituições financeiras.

Willame Moraes contou que foram expedidos onze mandados de busca e apreensão, todos eles cumpridos, e doze de prisão preventiva. Um homem foi preso em flagrante. “Foram emitidos mandados de prisão contra doze pessoas, desse número, oito já se encontram presas, e quatro foragidas”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Welliam MoraesDelegado Willame Moraes

A prisão em flagrante foi no bairro Vila Bandeirante, zona leste da capital, e o indivíduo foi identificado apenas como Janderson. “Com autorização judicial foi acessado o celular dessa pessoa presa e vimos festas regadas a cocaína, tinha cocaína no rosto, no corpo todo, o que só consolida a questão de a pessoa ser traficante. Foram encontradas balanças de precisão e entorpecentes. Com certeza ele tem ligação com as pessoas que já foram presas por roubos a banco”, colocou a delegada Larissa.

O delegado regional de Timon, Humaitan Oliveira, explicou que foram feitas buscas em residências de algumas pessoas presas na Operação Tinguis. “Essa operação tem ligação com a Tinguis, coordenada pelo Greco no ano passado. Em Timon foram feitas buscas na casa do Derlean Lisboa de Aquino, preso na operação passada”, falou aos jornalistas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado HumaitanDelegado Humaitan Oliveira

Por fim, o delegado Willame Moraes revelou que alguns membros do grupo são de Minas Gerais, e que a quadrilha possui dois líderes, um foragido e outro preso, ambos mineiros. Segundo a polícia, Janderson, preso em flagrante, já trabalhou como lavador de carro e como pintor.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Bandidos fortemente armados explodem agência da Caixa Econômica Federal e deixam um morto

Quadrilha explode agência da Caixa Econômica na zona sul

Quadrilha explode dois postos do Bradesco no Sul do Piauí

Operação Tinguis impediu assaltos a três bancos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.