Fechar
GP1

Santo Antônio dos Milagres - Piauí

PF terá 90 dias para concluir inquérito contra Dr. Adalberto Filho

O despacho foi dado na última sexta-feira (30), pelo procurador regional da República da 1ª Região, Gustavo Pessanha Veloso.

A Polícia Federal terá mais 90 (noventa) dias para concluir o inquérito que investiga o prefeito de Santo Antônio dos Milagres/PI, Adalberto Gomes Vilanova Sousa Filho, mais conhecido como "Dr. Adalberto Filho", que supostamente teria realizado pagamentos indevidos a funcionários do Município com recursos oriundos do Fundeb.

Em despacho dado na última sexta-feira (30), o procurador regional da República da 1ª Região, Gustavo Pessanha Veloso, determinou a remessa dos autos a Delegacia de Polícia Federal em Teresina para a conclusão das diligências requisitadas.

  • Foto: FacebookPrefeito Dr. Adalberto FilhoPrefeito Dr. Adalberto Filho

Segundo o procurador, as folhas de pagamento constantes dos autos comprovam que Antônia da Cruz Gomes Vilanova (mãe do prefeito), Magali de Sousa Vilanova (irmã do prefeito) e Carlos Roberto Sousa Costa (tio do prefeito) receberam pagamentos constantes das verbas do Fundeb, no entanto não estavam exercendo função ou prestando serviço que desse ensejo ao pagamento.

A Autoridade Policial, por meio do Ofício nº 03462/2018, requisitou ao prefeito que encaminhasse os documentos referentes à admissão nos quadros da Prefeitura dos seguintes servidores: Antônia da Cruz Gomes Vilanova, Magali de Sousa Vilanova, Carlos Roberto Sousa Costa e Maria da Cruz Neves de Sousa.

Além disso, requisitou ao prefeito que informasse se essas mesmas pessoas exercem atividades de magistério em escola Municipal de Santo Antônio dos Milagres/PI, em quais unidades estariam lotadas, bem como o fornecimento de documentos comprovando suas respectivas frequências em sala de aula.

O prefeito informou que a servidora Antônia da Cruz Gomes Vilanova, exerce a atividade de magistério na Unidade Escola Antônio Gomes Vilanova; as servidoras Magali de Sousa Vilanova e Maria da Cruz Neves de Sousa Vilanova exercem a atividade de magistério no Centro Infantil Professor Saturnino Neves e o servidor Carlos Roberto Sousa Costa exerce o cargo de Gerente de Previdência.

O MPF agora quer saber a forma de provimento dos cargos públicos, se ocorreu mediante aprovação em concurso público ou por designação para função de confiança ou cargo comissionado, de livres provimento e exoneração.

O inquérito tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região em razão do foro pela prerrogativa de função (foro privilegiado).

Outro lado

O prefeito Adalberto Gomes Vilanova Sousa Filho não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.