Fechar
GP1

Política

PGR: derrubar prisão após 2ª instância afetaria credibilidade do STF

O memorial da PGR é assinado pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada.

A Procuradoria-Geral da República alertou os ministros do Supremo Tribunal Federal que derrubar a possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância representaria um ‘triplo retrocesso’, atingindo inclusive a credibilidade depositada pela sociedade brasileira no STF. A afirmação consta em memorial, obtido pelo Estado/Broadcast, distribuído aos integrantes da Corte ao longo dos últimos dias, antes do julgamento que vai se iniciar nesta quinta-feira, 17, sobre a execução antecipada de pena.

O documento da PGR é assinado pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada, que deve falar em nome do Ministério Público Federal (MPF) na sessão desta quinta-feira. A sessão deve ser dominada pelas sustentações orais dos autores das ações (PC do B, OAB e Patriota), do MPF, da Advocacia-Geral da União (AGU) e de entidades interessadas na causa, prosseguindo na próxima quarta-feira, 23, com a leitura dos votos dos ministros.

De acordo com a Procuradoria, derrubar a atual jurisprudência – que permite a execução da pena antes do esgotamento de todos os recursos (o ‘trânsito em julgado’, em juridiquês) – ‘representaria triplo retrocesso’.

Segundo a PGR, seria um retrocesso para o sistema de precedentes do sistema jurídico, que perderia ‘em estabilidade e segurança jurídica e teria sua seriedade posta em xeque’; ‘para a persecução penal no País, que voltaria ao cenário do passado e teria sua efetividade ameaçada por processos infindáveis’, recursos protelatórios e ‘penas massivamente prescritas’; e ‘para a própria credibilidade da sociedade na Justiça e nessa Suprema Corte, como resultado da restauração da sensação de impunidade”.

A expectativa dentro do Supremo é a de que a atual posição do Supremo (que permite a prisão após condenação em segunda instância) seja revista, cabendo ao presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, definir o resultado. O presidente do Supremo já defendeu a posição de que a execução de pena deve aguardar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que funciona como uma espécie de terceira instância

De 2016 para cá, o STF já entendeu em quatro ocasiões que é possível a prisão após condenação em segunda instância – a última delas foi na análise de um habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou negado pelo apertado placar de 6 a 5. Faltava, no entanto, o julgamento de mérito das três ações, formando o entendimento que deve ser aplicado para todas as instâncias judiciais do País.

“O entendimento plasmado nesse recente precedente era e continua sendo o eco de um sentimento, compartilhado pela sociedade civil e por atores da esfera jurídica, de que a exigência de se aguardar o trânsito em julgado da sentença penal condenatória para, só então, autorizar-se o recolhimento à prisão do réu condenado, é injusta e errada, basicamente por favorecer a impunidade no País”, afirma a PGR.

De acordo com a PGR, a atual jurisprudência colocou o Brasil ao lado das principais e mais maduras democracias do mundo ocidental, como a dos Estados Unidos, da Alemanha, da Itália e da França – “países de evidente tradição ligada aos reconhecimento aos direitos fundamentais dos cidadãos e que, apesar de acolherem o princípio da presunção de inocência, admitem a execução provisória da pena de prisão”.

“Além disso, muito em virtude desse novo precedente, desde 2016 a população brasileira passou a assistir criminosos de ‘colarinho branco’ serem presos após afirmada em juízo sua culpa – algo que antes não acontecia basicamente em razão da capacidade financeira desses réus mais afortunados de arcar com a interposição sucessiva de recursos contra as respectivas condenações”, sustenta a PGR.

Na avaliação da Procuradoria, permitir que uma pessoa condenada pela Justiça recorra em liberdade até o esgotamento de todos os recursos ‘gera, por certo, uma sensação na sociedade de que a lei penal não é aplicada, de que as decisões judiciais não são cumpridas — de que a Justiça nao funciona, para ser mais simples.’

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fux diz que derrubar prisão após 2ª instância seria ‘retrocesso’

Julgamento de prisão após 2ª instância pode afetar 4,8 mil presos, diz CNJ

Toffoli pode definir julgamento sobre prisão após 2ª instância

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.