Fechar
GP1

Política

Piauí: Alunos são incentivados a participar de grêmios estudantis

O grande objetivo do Grêmio Estudantil é mostrar que a educação é responsabilidade da sociedade em geral.

A Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí (Seduc) acredita que uma escola democrática implica no fortalecimento do exercício da Cidadania. Pensando assim, vem incentivando a participação dos estudantes nos Grêmios Escolares.

De acordo com o supervisor de apoio aos Grêmios Escolares da Seduc, Vicente Gomes, a Educação do Estado através da Gerência de Gestão Escolar, tem trabalhado um novo conceito de Escola e Gestão Participativa, oportunizando à Comunidade Estudantil o seu compromisso de contribuir com o fortalecimento da ação organizativa dos alunos, fornecendo subsídios para a criação dos Grêmios Escolares na perspectiva de consolidação.

“É importante ressaltar que hoje, temos cerca de 110 Grêmios em todo o Estado, e a perspectiva é que cada escola tenha participação nesse tipo de atividade, por isso vamos realizar uma capacitação nos próximos meses, onde os estudantes irão ter a oportunidade de receber algumas orientações sobre a importância do Grêmio”, relata.

O grande objetivo do Grêmio Estudantil é mostrar que a educação é responsabilidade da sociedade em geral. De acordo com o superintendente Institucional da Seduc, Luiz Carlos Magno, o grêmio pode ajudar a escola no combate à violência e às drogas. Além disso, proporciona ao aluno um contato maior com a política pedagógica da escola, fazendo com que ele fique ciente de seus direitos e deveres. "O grêmio é o primeiro passo do aluno no exercício da cidadania", complementa.

O superintendente ressaltou que o ideal é que todas as escolas tenham jovens e que estes façam parte do grupo que busca a melhoria da educação. “É gratificante termos incentivos que coloquem alunos e professores na busca de melhorias e inovações para o ensino”, finaliza.

O que é o Grêmio Estudantil?

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.