Fechar
GP1

Piauí

Piauí apresenta evolução nos índices de educação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (05), o resultado do Ideb, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (05), o resultado do Ideb, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Segundo o levantamento, o Piauí ultrapassou a média nacional com a nota de 3,8. Os Estados do Piauí e Ceará foram os únicos do Nordeste a atingirem a meta nacional imposta pelo MEC entre as séries finais (5°a 8°séries).

O Ideb é a nota de avaliação do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6,0 como objetivo a ser alcançado até 2021. Atualmente a nota nacional é de 4,0 para as séries finais.

Diferente de vários Estados que estão em estagnação mantendo as médias das últimas avaliações feitas pelo Ideb, no Piauí houve evolução gradativa, passando de 3,1 em 2005 para 3,8 em 2009.

O índice leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Para as séries iniciais (até a 4°série) também houveram avanços. A educação no Piauí ficou com a nota 4,0, acima da média da região Nordeste, que foi 3,8. As três melhores notas do Nordeste foram dos Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

A rede estadual de ensino também cumpriu a sua meta. A previsão de 2010 era de alcançar a nota 2,4, e a nota registrada foi de 2,7. Para a secretária de Educação, Maria Xavier, as melhorias nas escolas da rede estadual fizeram com que os indicadores do Ideb apresentassem pontos representativos da evolução da educação no Estado, mas será no próximo indicador que as notas serão ainda mais positivas.

“Com a divulgação do Ideb, mostramos que a educação no Estado do Piauí não parou, em todas as categorias houve evoluções nas notas, graças às políticas de melhorias adquirimos, nos últimos anos, materiais escolares de qualidade para os alunos, reestruturamos várias escolas e capacitamos nossos professores. Seguramente vamos crescer ainda mais no próximo levantamento do Ministério da Educação”, destacou a secretária.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.