Fechar
GP1

Política

Piauí: Batalha do Jenipapo é encenada em Campo Maior

O evento aconteceu às 18 horas, no Monumento Heróis do Jenipapo, localizado no município de Campo Maior.

O Governo do Piauí, através da Fundação Cultural (Fundac), promoveu mais uma apresentação do espetáculo A Batalha do Jenipapo. O evento aconteceu às 18 horas, no Monumento Heróis do Jenipapo, localizado no município de Campo Maior, no local onde ocorreu a batalha histórica e decisiva para a independência do Brasil.

Dentro da programação desse evento, que comemora os 186 anos da Batalha do Jenipapo, foi realizada uma série de outras atividades, disse o diretor de Ação Cultural da Fundac, Chagas Vale. Dom Eduardo Zielski, bispo da diocese local, celebrou uma missa e também houve desfile de tropas do Exército. O governador Wellington Dias condecorou personalidades com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, a mais importante comenda do Estado.

Encenação da Batalha do Jenipapo

Segundo o diretor Chagas Vale, pelo menos 90 atores e atrizes selecionados em vários grupos de teatro participaram do espetáculo A Batalha do Jenipapo, que teve duração de 40 minutos. A peça contou também com a participação da cavalaria da Polícia Militar do Piauí. O texto dessa peça é de Aci Campelo, sendo que a direção é de Arimatan Martins.

“Nessa peça, a arte através do teatro é importante como veículo de informação, possibilitando à população perceber algo que aconteceu há mais de 180 anos. Essa apresentação teatral é simbólica, considerando que o original da batalha sofre mudança, pois é impossível mostrar em 40 minutos a batalha do jeito que ela realmente aconteceu", comenta Chagas Vale. Ele enfatizou que o teatro recria e possibilita às pessoas o entendimento de como a Batalha do Jenipapo se deslanchou.

O elenco do espetáculo é formado por atores e atrizes de Teresina e Campo Maior. Chagas Vale conta que na peça deste ano houve mudança no texto, a pedido do governador Wellington Dias. “O final da peça mostra a prisão de Fidié, em Caxias (MA), dando o entendimento às pessoas de que, apesar de perdermos a batalha, ganhamos a guerra”, frisa o diretor.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.