Fechar
GP1

Piauí

Piauí é o 2º estado com mais queimadas do Nordeste, diz relatório

Os dados do INPE são referentes ao período de 1º ao dia 25 de agosto.

Relatório elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que o Piauí é o 2º estado com o maior número de queimadas do Nordeste, ficando atrás somente do Maranhão, com o dobro de focos.

Os dados do INPE são referentes ao período de 1º ao dia 25 de agosto, apontado como sendo o tempo de início de queimadas. O ranking é liderado pelo Maranhão, que registrou 5.289 focos. O Piauí registrou 2.621.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Vegetação ficou tomada pelas cinzasVegetação ficou tomada pelas cinzas

Umidade do ar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizou levantamento e apontou uma baixa umidade do ar, que varia entre 20% e 12% no Piauí com o fim do mês de agosto e o início de setembro.

Segundo levantamento realizado, o Piauí sofre o risco de incêndios florestais e riscos à saúde com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Devido aos riscos, as recomendações nesse período do B-R-O BRÓ que tem início em setembro e finaliza em dezembro são: beber bastante líquido, evitar atividades físicas em ambientes abertos expostos ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, hidratar a pele e umidificar o ambiente.

Ibama autoriza brigadas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama – autorizou a contratação de brigadistas temporários para as ações de combate a incêndios florestais nos municípios de Uruçuí, Floriano e Alvorada do Gurguéia.

O Piauí vai receber o auxílio dos brigadistas por estar entre os estados declarados em estado de emergência ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente, conforme a Portaria nº 153, de 18 de março de 2019, publicada em 9 de abril de 2019.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet alerta para baixa umidade do ar na região Sul do Piauí

INPE registra 45 focos de incêndio no Piauí em apenas 5 dias

INPE registra mais de 380 focos de incêndio no Piauí em 7 meses

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.