Fechar
GP1

Política

Piauí ganha mais cinco arqueólogos

O curso de Arqueologia foi criado para atender à demanda da região de São Raimundo Nonato, devido a quantidade de inscrições.

A Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato, dará grau aos cinco novos bacharéis em Arqueologia e Preservação Ambiental, na quinta-feira (28), às 16 horas, no auditório do Museu do Homem Americano.

O curso de Arqueologia foi criado para atender à demanda da região de São Raimundo Nonato, devido a quantidade de inscrições rupestres e registros da vida do homem pré-histórico. Os estudantes, em atividades acadêmicas, puderam ter acesso ao Museu e aos Laboratórios da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e vivenciaram a realidade do Parque Nacional da Serra da Capivara, a 30 km de distância do centro da cidade de São Raimundo Nonato.

De acordo com a professora do Curso de Arqueologia da Univasf, Fátima Barbosa Sousa, o curso tem duração de quatro anos e esta é a primeira turma de arqueólogos de uma universidade federal. “Outros estados oferecem o curso em instituições privadas. Os novos arqueólogos já estão colhendo frutos, nos quais duas das formandas já foram aprovadas em mestrado, outro já está trabalhando na transposição do rio São Francisco e um foi aprovado em concurso na própria instituição”, disse.

A professora diz que, atualmente, 115 alunos cursam arqueologia na universidade e destes, 15 alunos estão atuando na organização do Congresso Internacional de Artes Rupestres, que acontece em junho deste ano em São Raimundo Nonato.

No atual mercado de trabalho, os arqueólogos estarão habilitados a trabalhar em assessorias e consultorias para as entidades públicas e privadas inerentes ao patrimônio cultural e natural, realizar pesquisas científicas e proceder à coleta de objetos arqueológicos em áreas onde serão realizadas grandes obras, como abertura de novas estradas, instalações de gasodutos, hidrelétricas, dando cumprimento à Constituição Federal e às Leis de Proteção ao Patrimônio Cultural.

Poderão atuar como profissionais liberais em empresas prestadoras de serviços especializadas em elaboração, manutenção e supervisão de projetos arqueológicos, culturais ou de preservação de recursos patrimoniais.

Os arqueólogos estão habilitados também para realizar vistorias arqueológicas, estudos e relatórios de impacto ambiental.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.