Fechar
GP1

Piauí

Piauí ocupa 12º lugar no ranking de resgates do trabalho escravo

Os municípios com maior prevalência de resgates foram Redenção do Gurguéia (164), Jerumenha (88), Picos (61), Parnaíba (52) e Teresina (46).

O dia 28 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em 2018, segundo informações do Radar da SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), 1.723 trabalhadores foram em encontrados em condições análogas à de escravo no Brasil, somando as áreas rural e urbana. No período, no Piauí, foram encontrados 74 trabalhadores pela Inspeção do Trabalho no Piauí.

Já os dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil apontam que, de 2003 a julho de 2018, foram realizadas 49 operações e 932 resgates.

  • Foto: Lucas Dias/GP1procurador Edno MouraProcurador Edno Moura

Nesse sentido, o Piauí ocupa a 12ª posição em resgates, com cerca de 19 por operação. Sendo que os municípios com maior prevalência de resgates foram Redenção do Gurguéia (164), Jerumenha (88), Picos (61), Parnaíba (52) e Teresina (46).

Para o Coordenador Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Edno Moura, a exploração de mão-de-obra análoga à de escravos no Piauí já foi pior, mas ainda requer atenção.

“Em 2018, tivemos o acréscimo de uma atividade exploradora: as pedreiras. Antes, as mais comuns eram carvoarias e extração da palha-de-carnaúba”, afirmou.

Edno Moura relatou que os trabalhadores encontrados em situação análoga à de escravos são atraídos com falsas promessas de emprego. “Os empregados acabam entrando como devedores e se submetem às condições desumanas para pagar a dívida que, geralmente, envolvem situações degradantes: alojamentos inapropriados, sem colchões, água potável e com uma alimentação inadequada”, esclareceu.

As punições previstas para empregadores flagrados explorando trabalho análogo ao escravo são sanções cível, administrativas (com aplicação de multas), penal (de 2 a 8 anos de prisão e multa) e pagamento de danos morais individuais e coletivos.

Empresário denunciado

No dia 14 de janeiro deste ano, juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal, recebeu denúncia contra o empresário Francisco Damasceno da Páscoa, mais conhecido como Chiquim Merence, acusado de reduzir trabalhadores a condição análoga à de escravo, na zona rural de Esperantina.

De acordo com denúncia do Ministério Público Federal, no segundo semestre de 2016 até 30/09/2016, em propriedade localizada no Povoado Caraíbas, zona rural de Esperantina, o denunciado reduziu 26 trabalhadores a condição análoga à de escravo, sujeitando-os a situação degradante de trabalho na atividade de extração de palha de carnaúba.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empresário Chiquim Merence vira réu na Justiça Federal

Juiz recebe denúncia contra empresário por trabalho escravo no Piauí

Seis empresas no Piauí integram “lista suja” do trabalho escravo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.