Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí tem chance mínima para deslizamentos de terra, aponta IBGE

A pesquisa foi realizada através de recortes de 1 x 1 km², levando em consideração seis aspectos.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – O IBGE, apontou que o estado do Piauí tem baixa probabilidade para o registro de deslizamentos de terra. Conforme os dados divulgados na última sexta-feira (29), o Sudeste do país apresentou o maior índice entre as regiões do Brasil, marcando 23,2% de suscetibilidade a desmoronamentos.

Dentre os estados do Nordeste, segundo a pesquisa, o Sergipe e o Alagoas apresentaram taxa média entre 4,51% e 5,5% de risco - maior nível registrado na região. Piauí, Rio Grande do Norte e algumas cidades da Bahia apresentaram probabilidades inferiores às demais regiões catalogadas.

A pesquisa foi realizada através de recortes de 1 x 1 km², levando em consideração os aspectos de geologia, geomorfologia, pedologia, cobertura e uso da terra e vegetação, declividade e pluviosidade. Assim, foi constatado que dos mais de 8,5 milhões de km² do Brasil, 5,7% do território nacional tem suscetibilidade muito alta a deslizamentos e 10,4% apresenta alto risco para incidentes.

Com isso, o Nordeste do país apresentou índice mínimo na pesquisa. Conforme o levantamento, a região aparece com 3,8% e 10,1% de risco de deslizamentos. Na região Sul, 15,6% do território é suscetível a deslizamentos de terra. Logo em seguida, aparecem o Norte com variação de 1,6% e 6% e o Centro-Oeste alternando entre 3,6% - 8,2%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.