Fechar
GP1

Uruçuí - Piauí

Piauí vai implantar centro de saúde para trabalhadores rurais

O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, em reunião com representantes da Fetag.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, anunciou a implantação do primeiro Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural (Cerest) a ser inaugurado em Uruçuí. Reivindicação histórica dos trabalhadores rurais do Piauí, o anúncio foi comemorado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/PI), em reunião realizada essa semana na secretaria, com a participação de líderes de movimentos sociais do Grito da Terra e trabalhadores rurais que elaboraram uma pauta de reivindicações envolvendo direitos trabalhistas e sociais, entre outras.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Secretario de Saúde Francisco CostaSecretario de Saúde Francisco Costa

De acordo com Francisco Costa, além do Cerest Rural de Uruçuí, “outras providências estão sendo tomadas pela secretaria no sentido de fortalecer a rede de atendimento em saúde em todas as regiões do estado. Como, por exemplo, o aumento de UTIs e de serviços oferecidos nos hospitais regionais, com alguns serviços já funcionando, outros concluídos e em processo de execução”, informou o gestor.

O Cerest de Uruçuí foi criado com uma diferenciação, como explica a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves. “Lá, será Cerest Rural que tem uma característica específica que é a atenção ao agricultor que está exposto a todo esse agrotóxico. A secretaria fez um convênio com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) possibilitando a avaliação dos trabalhadores que sofrem intoxicação crônica. Então, temos como avaliar, fazendo a análise toxicológica desse trabalhador, para saber se ele tem ou não essa intoxicação crônica e que risco ele está submetido, possivelmente a doenças como câncer e outras originadas pelos danos do agrotóxico”, comenta a diretora.

Paralelo a isso, o Cerest Rural irá analisar os trabalhadores pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) onde será feita avaliação da acetilcolinesterase plasmática, teste que avalia a intoxicação na fase aguda. “Os trabalhadores têm acesso a toda a rede do Sistema Único de Saúde, a qual forem encaminhados, inclusive em Uruçuí com atendimento de média complexidade para que possa dar continuidade às suas necessidades na área da saúde”, explica Tatiana Chaves.

Para a criação dos Cerests, a Secretaria de Estado da Saúde faz um mapeamento de acordo com o setor produtivo da região para saber dos riscos que correm os trabalhadores e agravos que eles podem apresentar. É feito então o mapeamento da macrorregião e define-se quais os atendimentos e projetos prioritários que serão elencados durante o ano para desencadear todas as ações voltadas para os trabalhadores.

O Cerest Rural com equipe formada por técnico de enfermagem, enfermeira, fisioterapeuta e médico do trabalho. Contará, também, um veículo para deslocamento dessa equipe na logística de atendimento aos trabalhadores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.