Fechar
GP1

Picos - Piauí

Picos realiza I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A semana será realizada do dia 25 e 26 de Fevereiro de 2019, no Auditório do Centro Estadual Educacional Profissional Petrônio Portela.

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, CMDCA, Conselho Tutelar e Selo UNICEF vão realizar a I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

A semana será realizada do dia 25 e 26 de Fevereiro de 2019, no Auditório do Centro Estadual Educacional Profissional Petrônio Portela, com o tema: “Proteger e cuidar de adolescentes: informação e acesso para escolhas saudáveis”.

  • Foto: Divulgação/AscomEquipe da Secretaria de Saúde de PicosEquipe da Secretaria de Saúde de Picos

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), como uma ação “a ser realizada anualmente pelo poder público, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

“Estamos nos preparando para vivenciar oficialmente a I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência de Picos, pois as nossas Estratégias de Saúde da Família já trabalham a temática o ano todo nas suas respectivas UBS´s em parceira com as coordenações do NASF e PSE. Mas, destaco a importância de instituir essa Lei tão importante que visa a prevenção e os esclarecimentos a cerca de informações que busquem diminuir a gravidez na adolescência no nosso município, como também, a integração de todos os órgãos do município unidos em uma mesma causa, pois a responsabilidade é de todos nós. Destaco ainda, que nossas ações serão realizadas não só nesses dias, mas durante todo ano em parceira com todos os órgãos”, explicou o Coordenador de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Bruno Santos.

Segue a programação:

1º DIA: 25/02- Segunda-feira

8h:30min Acolhida e Abertura Oficial:

Equipe dos CRAS Parque de Exposição/ Morada do Sol

Palestra: O impacto da gravidez na adolescência no meio social: saúde, convivência e desenvolvimento humano.

PÚBLICO ALVO: Adolescentes, pais e responsáveis, conselheiros municipais e profissionais das políticas públicas de atendimento ao adolescente e educadores;

RESPONSÁVEIS: Enfermeira (o) e Psicóloga (a);

INTERVALO: Lanche

Roda de Conversa: As consequências advindas da gravidez na adolescência para permanência do aluno na escola;

RESPONSÁVEIS: Secretaria Municipal de Educação;

2º DIA: 26/02- Terça-feira

8h:30min Acolhida

Palestra: Conhecendo e desmistificando as doenças sexualmente transmissíveis;

RESPONSÁVEIS: Enfermeira (o) da ESF;

Caixa de perguntas

INTERVALO: Lanche

Painel do Conselho Tutelar: Casos de Gravidez e os seus encaminhamentos, acompanhamentos e resoluções a nível do município de Picos;

RESPONSÁVEIS: Conselho Tutelar

Dinâmica de Interação e fechamento das ações

RESPONSÁVEIS: Equipe do NASF

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.