Fechar
GP1

Entretenimento

Piemtur de Floriano comemorou Dia Mundial do Turismo

Objetivo da programação é passar a percepção de que o Piauí tem grande potencial turístico

A programação que comemorou o Dia Mundial do Turismo e Dia do Bacharel em Turismo, 27 de setembro, na regional da Piauí Turismo (Piemtur), foi durante todo dia. Segundo informações da coordenadora regional da empresa em Floriano, turismóloga Nara Aires, o setor público, inclusive municipal, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada estão sendo envolvidos em campanha educativa que aborda a importância do planejamento, visando o turismo como atividade econômica sustentável.

 

Nara Aires, que tem pós-graduação em Ecoturismo, Gestão e Educação Ambiental, disse que estão sendo feitas visitas técnicas ao trade turístico regional, com distribuição de materiais promocionais e textos educativos. Estão sendo publicados artigos na imprensa, no Plano de Ação Regional Centro-Sul da Piemtur, que trabalha em parceria com a Fundação de Incentivo ao Turismo (Grintur) e empresas e imprensa.

 

Programação com foco no meio ambiente

 

No dia 27, será cumprido um roteiro eco-rural para conhecimento de diversas comunidades rurais da região de Floriano, com ênfase ao turismo rural solidário e de inclusão social. “Nosso foco de ação visa a preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico, social, cultural com participação voluntária dos atores e agentes da comunidade, promovendo e motivando o intercâmbio político e institucional no município, região turística e do Estado”, disse.

 

Ela disse que a programação leva em conta passar a percepção de que o Piauí tem um grande potencial turístico, com atrativos culturais e naturais. “É preciso motivação e envolvimento de todos no processo de implementação da atividade turística nas diversas regiões do Estado”, disse. “Cada município deve mobilizar e adaptar sua cidade para fomentar o turismo responsável com base no planejamento sustentável, estratégico e participativo”, sugere.

 

A turismóloga informou que o planejamento turístico nos municípios é o principal fator a ser considerado para sua consolidação como importante atividade econômica. Segundo ela, o turismo tem cada dia mais se firmado como um setor de grande importância econômica e acredita que o desenvolvimento virá quando forem implantados os princípios básicos do planejamento nos diversos municípios do Piauí.

 

Turismo como atividade econômica sustentável

 

Segundo Nara Aires, o planejamento surge como uma forma de desenvolver um turismo sustentável, pautado nos princípios sociais, ambientais e economicamente justos, e com visão de futuro. “Devemos encarar o planejamento como um eficiente método de unir todas as forças que, juntas, estarão buscando um melhor desenvolvimento e crescimento local” afirmou.

 

Ela disse que os municípios devem elaborar seus próprios planejamentos turísticos, a partir de seus planos diretores e de ações municipais. Uma recomendação é que comecem pelo inventário turístico, sem esquecer a participação da comunidade.

 

A coordenadora regional da Piemtur em Floriano afirmou que a atividade turística deve ser identificada como uma força que pode se tornar um elemento novo na economia, beneficiando setores que antes não se imaginavam incluídos no processo de desenvolvimento, ou não viam saída para problemas locais.

 

A coordenadora acrescentou que o turismo está surgindo como uma possibilidade para dinamizar a economia local e o planejamento permite que sejam minimizados os impactos provocados pela atividade, enquanto são maximizados os benefícios para o local desenvolvido.

 

Esclarecimento público

 

Ela também defende a execução de ações de avaliação do referencial turístico, para esclarecimento do público sobre a atividade, e inclui o levantamento dos pontos positivos e negativos gerados por ele. “É uma etapa importante e depois dela será possível fazer alguma proposição sobre a exploração. O turismo sustentável é o elemento fundamental que perseguimos, com foco no crescimento econômico, no bem-estar da comunidade, na satisfação do cliente, na cultura autêntica e nos valores locais”, disse.

 

Para a turismóloga, segundo a qual a atividade se respalda em uma tendência histórica mundial de crescimento firme e regular, o turismo é uma alternativa viável e de grande poder de transformação social. Ela considera que o crescente aumento da renda dos brasileiros e piauienses, bem como o aumento da própria população, são fatores que contribuem para o incremento da atividade.

 

E acrescenta que o turismo exige gestão, planejamento, respeito e principalmente profissionais que estejam compromissados em buscar uma perspectiva mais coerente com a realidade local. “É necessário um mínimo de competência administrativa, pautada nos valores humanos e no respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.