Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia americana demonstra interesse em aplicativo piauiense

Daniel Valadares, um dos policiais de Miami, comentou que o aplicativo de combate à violência contra a mulher tem como principal ponto uma aproximação entre a comunidade e a polícia.

Policiais americanos que participaram da solenidade de encerramento do curso sobre investigação de homicídios, ministrado na Academia de Polícia Civil, em Teresina, por policiais do Departamento de Polícia de Miami (EUA), elogiaram o aplicativo desenvolvido no Piauí.

Daniel Valadares, um dos policiais de Miami, comentou que o aplicativo de combate à violência contra a mulher tem como principal ponto uma aproximação entre a comunidade e a polícia. O policial também afirmou que, atualmente, o principal meio de denúncia de crimes nos EUA ainda é a ligação para o Disque Denúncia.

Segundo a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí, Avelyno Medeiros, colocou a tecnologia do aplicativo Salve Maria à inteira disposição dos Estados Unidos.

  • Foto: Assessoria ATI-PIDelegado Jetan Pinheiro com Policial americano Delegado Jetan Pinheiro com policial americano

No aplicativo Instagram, o governador Wellington Dias fez uma postagem reforçando o interesse dos policiais de Miami no aplicativo Salve Maria: “O aplicativo Salve Maria, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), em parceria com a Secretaria de Segurança, agora é modelo para outros países. Uma equipe da Polícia de Miami estuda a implementação do aplicativo na cidade, como um novo canal de informações com a comunidade. Os policiais norte-americanos querem replicar a forma que o aplicativo permite denúncias e o "botão do pânico", uma ferramenta a ser utilizada em emergências. O aplicativo está disponível na Play Store. Se você conhecer ou presenciar algum caso de violência contra a mulher e/ou abuso sexual infantil, denuncie!”, escreveu o governador.

  • Foto: Reprodução/InstagramGovernador Wellington Dias Governador Wellington Dias

Salve Maria

O Salve Rainha é um aplicativo desenvolvido por meio de uma parceria entre a ATI-PI e a Secretaria Estadual de Segurança Pública que recebe denúncia por duas vias, sendo uma o Botão do Pânico, no qual a vítima de agressão ou outro abuso aperta um botão no celular e um chamado é enviado a uma Central de Polícia com a localização da ocorrência. A polícia então designa a viatura mais próxima do local para atender ao chamado.

Contudo, não só a vítima pode denunciar. Vizinhos, parentes, pessoas desconhecidas que presenciarem ou tiver registro de casos de agressão contra qualquer mulher, podem descrever o caso através do aplicativo e ainda anexar dados como áudio, vídeo e fotos, enviando através do celular para a Polícia.

O aplicativo Salve Maria foi lançado em março deste ano, tem, portanto, seis meses de atuação. Pode ser baixado gratuitamente pela Play Store (loja virtual de aplicativos da Google) em smartphones da plataforma Android, ainda não disponível para IOS.

Segundo informações da ATI-PI, em seis meses o aplicativo foi baixado 2.404 vezes e recebeu 49 denúncias de casos envolvendo crimes contra a mulher.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.