Fechar
GP1

Piauí

Polícia Civil do Piauí entrega mais de 500 armas ao Exército

As armas na sua maioria são dos tipos revólver, principalmente o de calibre 38; espingardas bate-bucha e garrucha (fabricação caseira).

Desde a manhã da última terça-feira (12), a Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí, através da Gerência de Armas e Munição, deflagrou a Operação Destruição de Armas de Fogo. Mais de 500 armas estão sendo encaminhadas ao Exército Brasileiro. As armas estão sendo entregues no 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina-PI, que vai fazer a destruição das mesmas.

Segundo o diretor da Gerência de Armas e Munição da Polícia Civil do Piauí, delegado João Paulo de Lima, essa operação está acontecendo para dar cumprimento ao disposto na Lei nº 10.826/2003 e impactar sobremaneira no atendimento ao espírito do Estatuto do Desarmamento.

João Paulo informou ao Portal GP1 que as armas na sua maioria são dos tipos revólver, principalmente o de calibre 38; espingardas bate-bucha e garrucha (fabricação caseira). Todas as armas foram apreendidas nas operações policiais realizadas pela Polícia Civil contando com a participação de policiais militares, na Capital e em vários Municípios no interior do Estado.

O diretor da GAM afirma que as Delegacias Regionais em Bom Jesus do Gurguéia, Campo Maior, Floriano, Picos e em Esperantina se sobressaíram encaminhando maior quantidade de armas apreendidas à Gerência de Armas e Munição.

Dentre as armas encaminhadas ao Exército para destruição, há também várias que foram entregues voluntariamente, além de significativo número de armas que eram utilizadas pela Polícia Civil e, por restarem obsoletas e imprestáveis ao exercício da função policial, foram substituídas por Pistolas, marca Taurus, calibre .40, que foram recomendadas pela Secretaria Nacional da Segurança Pública e estão sendo adquiridas pela Secretaria da Segurança do Piauí.

Segundo João Paulo, nenhuma dessas armas que estão sendo encaminhadas ao Exército para destruição, constitui prova em inquérito policial ou criminal, e que as armas antes utilizadas pela Polícia Civil serão, doravante, retiradas da carga da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí, para que esta possa proceder à aquisição de novas armas e suprir a decorrente lacuna.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.