Fechar
GP1

Política

Polícia Federal busca documentos na Emgerpi e cumpre 16 mandados

As denúncias são relativas ao ano de 2009, quando o ex-funcionário da Emgerpi, Jaylles Fenelon revelou que havia um esquema de irregularidades em contratações e contratos na Empres

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarLucile Moura, ex-presidente da Emgerpi(Imagem:Reprodução)Lucile Moura, ex-presidente da Emgerpi
A operação “Thysanura” deflagrada na manhã desta sexta (3) pela Policia Federal para cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em órgãos do Estado, casa de funcionários públicos e empresas de construção abrange três municípios do Piauí, além de Teresina. A PF se deslocou às cidades de Piracuruca, Esperantina e Parnaíba para colher documentos para a investigação sobre supostas irregularidades cometidas em obras da Emgerpi.

Em coletiva na superintendência da Polícia Federal, o delegado José Olegário Pereira Nunes, informou que a operação tinha como foco levantar elementos necessários para investigação de irregularidades na Emgerpi na época do governo de Wellington Dias (PT) há cerca de um ano.

Segundo informações da PF os mandados foram expedidos porque a Emgerpi não enviou documentos para concluir os inquéritos sobre denúncias de irregularidades. As denúncias são relativas ao ano de 2009, quando o ex-funcionário da Emgerpi, Jaylles Fenelon revelou que havia um esquema de irregularidades em contratações e contratos na Empresa.

O Representante da Controladoria Geral da União (CGU), Luis Menescal, participou da operação auxiliando a PF na identificação dos documentos necessários.

Ministério Público Federal

Na última quinta-feira (02), o Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Justiça determine à Emgerpi e à Caixa Econômica Federal a conclusão das casas destinadas às vitimas das enchentes de 2004 , ocorridas no Piauí.

CONFIRA NOTA ENVIADA A IMPRENSA

MJ – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO PIAUÍ
COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA À IMPRENSA

A Polícia Federal no Piauí comunica que na manhã de hoje (03/12), deflagrou, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), operação policial, consistente na execução de 16(dezesseis) Mandados de Buscas e Apreensão, sendo estes cumpridos na sede da empresa pública denominada Empresa de Gestão de Recursos - EMGERPI, bem como em empresas do ramo da construção civil e, ainda, em residências de funcionários públicos Estaduais. Os mandados foram solicitados por esta Polícia Federal e autorizados pela 5ª. Vara Federal – Seção Judiciária do Piauí.

. As investigações se iniciaram no ano de 2009, em face da requisição do Ministério Público
Federal, com o objetivo de apurar denúncias de desvios de recursos e irregularidades em procedimentos licitatórios conduzidos pela EMGERPI, durante o período 2007/2009.

A medida cautelar de busca foi necessária em razão do não atendimento às solicitações formuladas pela Policia Federal para o completo fornecimento de documentos, imprescindíveis aos esclarecimentos dos fatos sob investigação.

Participam da operação policial 64(sessenta e quatro) policiais federais e 05(cinco) analistas da Controladoria Geral da União-CGU.

Logo mais às 11:00hs será fornecida entrevista coletiva à imprensa, no auditório desta Regional, para fornecimento de maiores informações sobre a operação policial.

Teresina/PI, 03 de dezembro de 2010.

COMUNICAÇÃO SOCIAL/SR/DPF/PI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.