Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia Federal cumpre mandado na Secretaria da Educação do Piauí

Segundo a PF, foram recolhidos dados e arquivos de servidores investigados pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (30), um mandado de busca e apreensão na Secretaria do Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), localizado no centro administrativo, zona sul da Capital.

O mandado foi expedido em investigação relacionada à segunda fase da "Operação Topique", denominada "Operação Satélite", deflagrada no último dia 25 de setembro.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Carros da Polícia Federal na Secretaria de Educação do PiauíCarros da Polícia Federal na Secretaria de Educação do Piauí

Segundo informações da Polícia Federal, o mandado foi cumprido na Gerência de Tecnologia da Informação, no setor de informação da Secretaria de Educação e tem como objetivo recolher dados e arquivos de servidores públicos investigados pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

Operação Satélites

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou no dia 25 de setembro a "Operação Satélites", desdobramento da "Operação Topique". Pelo menos 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo 18 em Teresina e um em Luís Correia.

Em Teresina, foram cumpridos mandados no Palácio de Karnak, na Secretaria da Infraestrutura, na Secretaria de Educação e na LC Veículos.

Segundo a Polícia Federal, a operação investiga os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores públicos da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e por empresários contratados para prestação de serviço de transporte escolar. Estima-se que pelo menos R$ 50 milhões foram desviados.

Topique

A operação prendeu em agosto de 2018 dois funcionários da Seduc e 23 empresários que são acusados de fraudarem licitações e de desviarem recursos públicos destinados à prestação de serviços de transporte escolar ao Governo do Estado e Prefeituras Municipais no Piauí e no Maranhão, custeados pelos recursos do Programa de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A operação foi realizada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) no Piauí.

Confira a nota da PF na íntegra:

A Polícia Federal, manhã de hoje (30/10/2019), cumpriu mandado busca e apreensão expedido pela Justiça Federal em investigação relacionada à operação Topique.
A medida cautelar está sendo cumprida na Gerência de Tecnologia da Informação, setor de informática da SEDUC, no Centro Administrativo do Governo do Estado do Piauí, e tem a finalidade de recolher dados e arquivos de servidores públicos investigados pela prática de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.