Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia investiga ataques em terreiros de umbanda em Teresina

Objetos foram furtados e imagens quebradas, onde eram realizadas cerimônias da umbanda na Capital.

A Polícia Civil investiga a invasão a quatro templos religiosos ocorridos na semana passada em Teresina. Objetos foram furtados e imagens quebradas, onde eram realizadas cerimônias da umbanda nos bairros São Pedro, Santa Maria da Codipi e Dirceu.

De acordo com o delegado Emir Maia, titular da delegacia de Repressão às Condutas Discriminatórias, a polícia está apurando se existe crime de intolerância ou ódio. “Há uns 15 dias, houve a publicação no Facebook, uma pessoa incitando o ódio a religião de umbanda. Dizendo que aquilo era coisa de demônio. Nessa semana passada, houve a invasão a quatro terreiros, onde as pessoas além de subtrair, também quebraram as imagens. Uma [invasão] na Santa Maria da Codipi, duas no Grande Dirceu e uma no bairro São Pedro. E nós estamos preocupados porque pode não ser um crime comum, pode ser um crime de ódio. A proteção ao sentimento religioso é previsto na lei do racismo”, explicou o delegado.

“Já foram requisitados os exames periciais, estamos esperando para saber se os exames datiloscópicos vão identificar alguém, e quarta-feira vamos ouvir os pais de santo. Amanhã [11] vai ter uma manifestação na rua promovida pelo Fenarabe, que é um centro de defesa religioso africano. Estamos adotando as medidas para saber se realmente se trata de um crime de intolerância ou não, mas é muita coincidência invadir em uma semana quatro terreiros de umbanda. A nossa preocupação, é porque hoje os delitos de ódio, intolerância acontecem todos os dias, praticados nas redes sociais, então temos que estar atentos a isso”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.