Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia registra 682 crimes praticados por meio da OLX em Teresina

Somente em 2019, 81 casos chegaram ao conhecimento da Deccoterc, sendo 70 deles considerado estelionato.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou, na manhã desta sexta-feira (17), o balanço das ocorrências criminais registradas na Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (Deccoterc) referente a transações comerciais em sites na internet de compra e venda de produtos e serviços. Em um período de seis anos, foram 682 casos registrados em Teresina.

As ocorrências compreendem entre os anos de 2013 e 2019. De acordo com o delegado titular da Deccoterc, James Guerra Júnior, dos 682 casos, 563 deles foram tipificados como estelionato. Ele ressaltou também que grande parte desses crimes ocorreram na OLX.

Neste ano

Em 2019, 81 casos chegaram ao conhecimento da Deccoterc, sendo 70 deles considerado estelionato. Além disso, 44 das ocorrências registradas estavam relacionadas com o mercado de compra e venda de veículos, 10 referentes a aparelhos celulares e 16 de outros produtos ou serviços.

Ações preventivas

A Polícia Civil pontuou algumas ações preventivas que o consumidor pode tomar para que não seja vítima de crimes dessa natureza como:

1. Checar as informações referentes a existência do bem negociado e verdadeira identidade do vendedor;

2. Desconfiar de ofertas que fogem ao padrão de mercado;

3. Não ir ao encontro de vendedores dos produtos em locais desconhecidos ou pouco movimentados;

4. Evitar interferência de terceiros na negociação;

5. Conferir a titularidade e a localidade das contas bancárias onde serão feitos os pagamentos;

6. Solicitar recibo e/ou nota fiscal no ato da compra dos produtos ou serviços;

7. Levar ao conhecimento da delegacia do consumidor informações sobre falsas ofertas de produtos e/ou serviços para que sejam retiradas do site;

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.