Fechar
GP1

Política

Prefeita é acusada de comprar ração com dinheiro do Fundeb

A denúncia foi feita pelo presidente do Conselho do Fundeb do município de Miguel Leão, no Piauí.

O presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb no Município de Miguel Leão, Estado do Piauí, Rositony Mendes Leal, deu declarações a respeito de uso indevido desses recursos.

O presidente do Conselho afirmou que existe uma má distribuição dos recursos do fundo com pagamentos de funcionários que não fazem parte do quadro de professores do município. "A prefeitura não cumpre o plano de cargos e carreira. Tem funcionário que recebe pelo Fundeb sem ser do setor da educação", afirmou Rositony.

Veja docuento encaminhado à Promotora de Justiça pelo conselheiro presidente, Rositony Mendes Leal

Um No dia 28 de agosto deste ano, Rositony Mendes também encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal. Rositony afirma que os recursos do Fundeb foram utilizados de forma indevida.

Na denúncia, o presidente do Conselho diz que recursos do Fundeb foram usados na compra de ração na empresa Popeu Rações Ltda, localizada em Teresina.

Alega ainda que alguns cheques foram endossados pelo marido da prefeita, Adão Coelho de Araújo, e pelo tesoureiro do município, emitidos em nome José Bina de Moura e sacados por este na boca do caixa.

Veja alguns cheques em que foram utilizados recursos do Fundeb

Veja o documento, datado de 28 de agosto de 2008, enviado ao Ministério Público

Servidor Público denuncia perseguição da prefeita

As denúncias não param por aí, segundo Rositony Leal, ele prestou concurso para o cargo de auxiliar administrativo, só que após denunciar as irregularidades da Prefeita, passou a ser remanejado constantemente de seu cargo. Primeiro o colocaram para ser professor, pela secretaria de educação e agora está novamente sendo colocado para seu antigo cargo de auxiliar administrativo.

“O objetivo da prefeita com esses remanejamentos é dissolver o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, para que possa refazer outro Conselho da forma como ela desejar”, afirmou Rositony.

Foram feitos dois remanejamentos: no primeiro, que data de fevereiro de 2008 (foto), a prefeita, Regina Maria de Sousa Araújo, solicita a carteira de trabalho do senhor Rositony para "correções". Nas correções o funcionário é cedido à Secretaria Municipal de Educação, passando a exercer o cargo de professor.

O segundo remanejamento, data de setembro de 2008, e o secretário municipal de educação, Joacy Pereira de Sousa, formaliza a devolução do servidor Rositony Mendes Leal à Secretaria Municipal de Administração.

OUTRO LADO

O Portal GP1 de notícias tentou falar com a prefeita de Miguel Leão, Regina Maria de Sousa Araújo, mas esta não foi encontrada na Prefeitura do Município.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.