Fechar
GP1

Tobias Barreto - Sergipe

Prefeito de Campo Grande libera reabertura do comércio nesta sexta

A partir de segunda-feira (30) também estará autorizada a reabertura de igrejas.

Após decreto do presidente Jair Bolsonaro, o prefeito de Campo Grande (MS), Marquinhos Trad, decidiu liberar, a partir desta sexta-feira (27), com algumas restrições, a retomada de atividades de restaurantes, indústrias, casas lotéricas e obras da construção civil, após a quarentena para todos os segmentos, exceto os essenciais. A medida preventiva havia sido adotada para conter a disseminação do coronavírus (covid-19). Campo Grande é a capital do estado do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o G1, a partir de segunda-feira (30) também estará autorizada a reabertura de igrejas. Um decreto com as autorizações foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município nessa quinta-feira (26).

  • Foto: Reprodução/Facebook Marquinhos TradMarquinhos Trad

A Prefeitura de Campo Grande decidiu afrouxar a quarentena depois que o presidente Bolsonaro editou decreto ontem, no Diário Oficial da União, que torna as atividades religiosas e as lotéricas parte da lista de atividades e serviços considerados essenciais em meio ao combate a covid-19. Nessa categoria, enquadram-se também atividades e serviços que podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.

Conforme o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), a medida estava se adequando a determinação federal, mas prometeu fazer uma fiscalização rígida do cumprimento das determinações do decreto e alertou que aos empresários que não cumprirem as normas de funcionamento poderão ter os alvarás cassados.

Os demais setores, como transporte coletivo, comércio e centros comerciais, permanecem em quarentena. Contudo, novas reuniões serão realizadas nos próximos dias com representantes desses segmentos para uma nova avaliação.

Construção Civil

Terão que obedecer as notas técnicas do Ministério Público do Trabalho (MPT) que incluem: fornecimento do lavatório com água e sabão e orientação aos trabalhadores; manter ambientes de trabalho que não estão a céu aberto ventilados; máquinas e ferramentas deverão ser limpas e esterilizadas antes e depois do trabalho; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de pessoas que não trabalham no canteiro de trabalho; manter distância social em ambientes fechados de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas; avaliar implantação de turnos diferentes de trabalho; afastar e encaminhar para atendimento médico as pessoas com sintomas do coronavírus, entre outras.

Igrejas

Somente poderão reabrir a partir de segunda-feira (30); realizar a higienização completa do local antes e depois da sua utilização, principalmente nos locais em que seus membros assistam as missas ou cultos; respeitar o limite de lotação de 1 pessoa a cada 10 metros quadrados; manter a distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa; manter no local o oferecimento permanente de produtos para higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel; aferição da temperatura corporal com termômetro infravermelho; aqueles que se encontrem com a temperatura corporal fora do normal terão o acesso vedado; manter o local totalmente arejado, com todas as janelas e portas abertas; fixar cartazes informativos para prevenção do novo coronavírus; funcionamento dos templos e igrejas das 6h às 19h30; limite de celebrações de 2 por dia; EPIs para todos os que trabalham nas celebrações e aos que assistem que sejam fornecidas luvas e máscaras.

Aeroporto

Trad também anunciou que será instalada uma barreira sanitária no aeroporto de Campo Grande. Quando aos restaurantes, será permitida a abertura com no máximo 30% da capacidade; higienização antes e depois da abertura; higienização dos talheres; 2 metros de distância entre mesas; todos os funcionários com EPIs para prevenção do coronavírus (luvas e máscaras); se possível, aferição da temperatura corporal com termômetro infravermelho e fixação em local visível de cuidados para a prevenção ao vírus.

Indústrias

Elas deverão obedecer as normas técnicas do Ministério Público do Trabalho (MPT) que incluem: fornecimento do lavatório com água e sabão e orientação aos trabalhadores; manter ambientes de trabalho ventilados; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de pessoas que não trabalham no local; manter distância social em ambientes fechados de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas; avaliar implantação de turnos diferentes de trabalho; afastar e encaminhar para atendimento médico as pessoas com sintomas do coronavírus e adotar medidas alternativas que não trabalham em home office.

Lotéricas

Será realizada a higienização completa do local antes da abertura e depois repetir o processo de 2 em 2 horas; todos os funcionários deverão utilizar EPIs para prevenção do coronavírus (luvas e máscaras); deverão possuir equipamento com álcool em gel para higienização dos clientes; Entre os caixas deverá haver 1,5 metro de distância; Só poderão funcionar das 9h às 17h.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro dá aval para ampliar para R$ 600 auxílio a trabalhadores

Advogado pede prisão de Bolsonaro ao STF por discurso sobre coronavírus

Bolsonaro inclui igrejas e lotéricas como 'serviços essenciais'

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.