Fechar
GP1

Canavieira - Piauí

Prefeito de Canavieira Joan Rocha vira réu no Tribunal de Justiça

Caso seja condenado, o gestor pode pegar até 12 anos de cadeia e ainda terá que pagar multa. O acórdão foi publicado no Diário do Tribunal de Justiça nesta quinta-feira (28).

  • Foto: FacebookPrefeito Joan RochaPrefeito Joan Rocha

A 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí recebeu, por unanimidade, denúncia contra o prefeito de Canavieira, Joan de Albuquerque Rocha (PT), mais conhecido como Joan Rocha, acusado de peculato, crime tipificado no art. 1°, Inciso I, do Decreto Lei 201/67.

O recebimento ocorreu na sessão de 18 de abril e o acórdão publicado ontem (28). Ao contrário do que determina o art. 2°, Inciso II, do Decreto Lei 201/67, o Tribunal não se manifestou pelo afastamento do prefeito do exercício do cargo durante a instrução criminal, ainda que obrigatória e motivadamente.

O relator foi o desembargador Pedro de Alcântara Macedo.

Prefeito transferiu R$ 28 mil para conta pessoal

Joan Rocha foi acusado pelo Ministério Público de ter se apropriado indevidamente de verbas públicas do ICMS e FPM no valor de R$ 28.580,00 (vinte e oito mil e quinhentos e oitenta reais) transferidos para sua conta corrente pessoal. No total foram feitas 05 transferências bancárias, 04 do ICMS e 01 do FPM.

O prefeito foi investigado inicialmente por supostas malversações de recursos públicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Com a quebra do sigilo bancário os dados obtidos foram analisados e submetidos a Perícia Técnica, tendo sido elaborado Laudo de Perícia Criminal Federal n° 250/2016-SETEC/SR/DPF, de 09/06/2016, no qual os experts identificaram 05 transferências bancarias para sua conta pessoal provenientes do ICMS e FPM.

“Cumpre frisar que não há qualquer fundamento legal que justifique a transferência de valores destas contas municipais para a conta pessoal do prefeito, o qual iniludivelmente detém o poder/dever de bem gerir o dinheiro público sob seu controle, não podendo ser atribuída a outra autoridade a responsabilidade por tais transações”, diz a denúncia.

Joan Rocha afirma que dinheiro era originário da venda de animais

O prefeito em sua defesa alegou a não validade da prova técnica produzida pela Policia Federal, ausência de conduta ilícita e a comprovação de inexistência de desvio de valores.

Afirma que, à época dos fatos, a agencia bancária mais próxima situava-se a 140 km de distância, de forma que nas oportunidades em que realizava movimentações financeiras da Prefeitura, aproveitava para efetuar depósitos em sua conta privada, relativos a quantias originárias da venda de animais de uma fazenda de sua administração, cujos contratos verbais são habituais naquela região, razão pela qual inexiste conduta ilícita.

Com o recebimento da denúncia o prefeito se tornou réu e a ação penal foi deflagrada.

Caso condenado, Joan Rocha poderá pegar até 12 anos de cadeia e multa.

Outro lado

O prefeito não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.