Jacobina do Piauí - PI

Prefeito de Jacobina do Piauí decreta situação de emergência

O prefeito explicou que ocorreram poucas chuvas no município de Jacobina do Piauí, provocando assim, a redução drástica dos mananciais existentes.

Bárbara Rodrigues
Teresina
- atualizado

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como GD, publicou decreto no dia 19 de maio onde declarou situação de emergência devido à estiagem que afeta a região.

O prefeito explicou que ocorreram poucas chuvas no município de Jacobina do Piauí, provocando assim, a redução drástica dos mananciais existentes e com isso a água potável que está sendo coletada é insuficiente para suprir a demanda.

  • Foto: Lucas Dias/GP1SecaSeca

A situação de emergência vai vigorar pelo período de 180 dias. O prefeito GD afirmou que o município não tem recursos financeiros para resolver os problemas causados pela estiagem, que refletem de forma negativa na economia local, onde existe muita atividade agropecuária e agricultura familiar.

“Os recursos financeiros do município de Jacobina do Piauí não são suficientes para prestar socorro às famílias atingidas pela seca, na plenitude das necessidades de água potável para as famílias da zona rural”, destacou.