Picos - PI

Prefeito de Picos Padre Walmir abre programação do SaliVag

Aberto nesta quarta-feira, 28 de novembro, SaliVag segue até o próximo domingo, 2 de dezembro, no Espaço do Piauí Shopping Center.

José Maria Barros
Picos
- atualizado

Padre Walmir abre programação do SaliVag em Picos

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), abriu na noite desta quarta-feira, 28, a programação do 6º Salão de Livros do Vale do Guaribas (SaliVag). O evento está sendo realizado no Espaço do Piauí Shopping Center e segue até o próximo domingo, 2 de dezembro.

Presidida pelo Padre Walmir a solenidade de abertura contou com as presenças do deputado Severo Eulálio (MDB), presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor (MDB); secretários municipais, vereadores, familiares da homenageada, estudantes e populares.

Este ano o SaliVag homenageia a professora Ricardina de Castro Neiva, que foi uma das pioneiras na educação picoense. Seu neto, advogado e professor universitário Expedito Neiva, apresentou uma biografia da educadora, que faleceu em 1985 aos 73 anos de idade. A Banda Sambatom, de Teresina, foi quem fez a animação da noite no palco principal.

Avaliação

O prefeito de Picos, Padre Walmir, disse que estava satisfeito com o SaliVag e destacou que o evento cresceu e ganhou tamanha importância, que não é mais possível um ano sem ter o Salão de Livros do Vale do Guaribas.

“O SaliVag já se firmou e se consolidou como um dos maiores eventos culturais do Piauí e, procuramos sempre manter uma programação diversificada que vem enriquecer nossa cidade e região, que dá visibilidade aos escritores, aos artistas e a nossa cultura” – enfatiza o prefeito Padre Walmir.

O deputado Severo Eulálio destacou a tradição do SaliVag, que, segundo ele, hoje abrange não somente Picos, mas toda a região e atrai pessoas de várias cidades de fora, inclusive da capital Teresina.

“É sempre importante esse tipo de evento, que valoriza a cultura, o hábito da leitura, a música, as artes. Enfim, promove a cultura piauiense, em especial a picoense” – pontua o deputado Severo Eulálio.

Além de lançamentos de livros, exposição de livros e apresentações artísticas e culturais, o SaliVag este ano conta com a presença de vários palestrantes de renome nacional, dentre os quais o jornalista da Globo, Francisco José.

Tem ainda Alexandre Noleto, Jessier Quirino, que é compositor e intérprete e Sérgio Nogueira, que vai falar sobre a importância da Língua Portuguesa na vida profissional. Na parte musical o show de encerramento será com o cantor Geraldo Azevedo.

Mais conteúdo sobre: