Jacobina do Piauí - PI

Prefeito GD declara situação de emergência em Jacobina do Piauí

O prefeito explicou que as chuvas que aconteceram no município de Jacobina do Piauí não foram suficientes para o atendimento das necessidades dos moradores, nem mesmo para o consumo animal.

Bárbara Rodrigues
Teresina
- atualizado

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como GD, publicou decreto no Diário Oficial dos Municípios de 31 de agosto, onde declarou situação de emergência devido à estiagem que afeta a região.

O prefeito explicou que as chuvas que aconteceram no município de Jacobina do Piauí não foram suficientes para o atendimento das necessidades dos moradores, nem mesmo para o consumo animal e nem para a produção agrícola.

  • Foto: Lucas Dias/GP1SecaSeca

“Apesar das chuvas ocorridas em meses anteriores, parte dos açudes e reservatórios encontram-se com a sua capacidade aquém da média, causando preocupações, podendo se agravar no decorrer do ano”, explicou o prefeito no decreto.

Ele destacou que nos últimos três meses não houve incidência de chuvas e que não existe previsão de que ocorra nos próximos meses. A situação de emergência vai vigorar pelo período de 180 dias.

O prefeito GD destacou que a situação prejudica principalmente a economia da região, devido “a grande importância do setor agrícola e pecuário, principais afetados com as perdas agrícolas registradas ocasionadas principalmente pelas irregularidades das chuvas durante o ciclo produtivo”.