Fechar
GP1

Caracol - Piauí

Prefeito Gilson Filho é novamente denunciado ao TCE

A denúncia foi feita pelos servidores públicos municipais, no dia 10 de novembro, e o relator é o conselheiro Alisson Felipe de Araujo.

O prefeito de Caracol, Gilson Filho, foi novamente denunciado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A denúncia foi feita pelos servidores públicos municipais, no dia 10 de novembro, e o relator é o conselheiro Alisson Felipe de Araujo.

Segundo a denúncia, o prefeito não está pagando pontualmente o salário dos servidores públicos, que era para ser feito até o quinto dia útil do mês subsequente. Os denunciantes afirmam que o atual gestor vem fazendo o pagamento somente no dia 30 do mês subsequente.

Outro ponto é relação ao pagamento do INSS com vencimento em 20 de outubro que só foi efetuado no dia 10 de novembro. “Além do mais estamos preocupados com o pagamento do 13º salário, pois se o gestor perdeu o controle para uma só folha, imaginemos duas folhas”, afirmam.

  • Foto: Facebook/Gilson FilhoPrefeito Gilson FilhoPrefeito Gilson Filho

Ainda de acordo com a denúncia, os servidores que prestam serviço, contratados no último teste seletivo, estão com quase três meses de salários atrasos.

“A irregularidade dos pagamentos dos servidores compromete o sustento próprio e de suas famílias, pois estas não estão conseguindo honrar com suas dívidas e compromisso junto a instituição bancárias, de crédito e junto a diversos comerciantes locais, além deste constrangimento sofrido, os mesmo tem um acréscimo de dívidas, não previsto no seu orçamento, que são os juros e correções monetárias das contas não pagas no dia do vencimento, a exemplo, água, energia, cartão de crédito e outras prestações”, destacaram.

Para os denunciantes não razão para os atrasos, pois segundo eles, o município de Caracol vem recebendo normalmente os repasses de recursos da União que são: Fundo de Participação dos Municípios - FPM, parcela de impostos - ITR, ICMS, IPVA, fundo de saúde e de ensino - FUS, FUNDEB, dentro outros.

Os denunciantes pedem o bloqueio das contas relativas ao FUNDEB, FPM e FMS do município para garantir o pagamento integral do salário dos servidores e a tomada de medidas cabíveis, para apurar as causas dos recorrentes atrasos de salários.

Outro lado

Procurado pelo GP1, o prefeito Gilson Filho disse que uma parte dos servidores da educação está realmente com os salários atrasados: "Questão de pagamento realmente está com uma parte da educação, mas todos os outros funcionários estão com tudo em dia", afirmou.

O prefeito também disse que foi feito um levantamento onde foi constatado que há muitos alunos para poucos professores. "Infelizmente temos que tomar até umas medidas. Fizemos um levantamento agora em agosto e setembro e constatamos que tem professores de mais e alunos de menos, é um vício que vem de uma administração pra outra e que nós vamos tomar as providências, acredito que próximo ano, nesse período, não estejamos passando por essa dificuldade”, declarou.

Gilson também negou que há servidores contratado com três meses de salários atrasados: "Não, não estão com 3 meses não, uma parte recebeu também o mês de outubro, tem os contratados da educação que receberam uma parte em outubro, e o restante dos funcionários da Saúde, Administrativos estão todos em dia. A gente acredita que com esses suportes financeiros que o Governo vai repassar vamos colocar tudo em dia", finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.