Fechar
GP1

Pavussu - Piauí

Prefeito Julimar Barbosa decreta situação de emergência

O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de segunda-feira, 4 de agosto.

O prefeito de Pavussu, Julimar Barbosa da Silva, publicou decreto de nº 24 onde declarou situação de emergência no município pela falta de chuvas que tem causado escassez de água e perda agrícola, atingindo vários moradores daquela região.

O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de segunda-feira, 4 de agosto. O prefeito Julimar explicou que os reservatórios de água, poços artesianos e tubulares estão com 45% da capacidade normal. Já os açudes, lagoas, lagos e riachos estão apenas com 40% de sua capacidade.

  • Foto: Lucas Dias/GP1SecaSeca

Em relação à agricultura, que é uma das principais atividades financeiras do município, estão ocorrendo muitas perdas de lavouras, só de milho já chega a 70%, feijão 55%, arroz 80% e mandioca em 60%. O prefeito explicou que a situação deve piorar nos próximos meses e que são necessárias que sejam tomadas medidas urgentes.

“O quadro de agravamento tende a possibilidade de aumentar no município de acordo com os meses que tendem a esquentar mais, e aumentando a luminosidade e diminuição da lâmina da água dos nossos mananciais”, explicou o prefeito Julimar, destacando que “a população cobra do poder municipal e estadual medidas necessárias no sentido de resolver o agrave acontecido por diminuição de chuvas”.

O decreto terá vigência por um período de 180 dias, onde o prefeito poderá fazer contratos sem licitação para tentar amenizar o problema ocasionado pela seca no município de Pavussu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.