Acauã - PI

Prefeito Molão decreta situação de emergência no município de Acauã

No decreto o prefeito afirmou que o município tem registrado elevadas perdas agrícolas ocasionadas, principalmente, pela escassez de chuvas durante o período de plantio.

Bárbara Rodrigues
Teresina
- atualizado

O prefeito de Acauã, Reginaldo Raimundo Rodrigues, mais conhecido como Molão, publicou decreto de nº 20/2020, no Diário Oficial dos Municípios de 27 de maio, onde declarou situação de emergência no município por conta da estiagem.

No decreto, o prefeito afirmou que o município tem registrado elevadas perdas agrícolas ocasionadas, principalmente, pela escassez de chuvas durante o período de plantio.

  • Foto: Lucas Dias/GP1SecaSeca

O prefeito Molão explicou que a situação da seca já afeta o município há alguns anos. “As poucas chuvas caídas nesse período e mal distribuídas ainda não são suficientes para garantir o ciclo produtivo agrícola”, afirmou. Outro problema é a escassez de água tanto para o consumo humano, quanto para o consumo animal.

“Açudes e reservatórios encontram-se com suas capacidades muito baixas da média, causando preocupações, podendo se agravar, caso persista essa estiagem”, destacou o prefeito Molão.

A situação de emergência é por um período de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O prefeito Molão poderá fazer contratação sem licitação nesse período, desde que seja para atender ao problema referente a estiagem.

Mais conteúdo sobre: