Fechar
GP1

Santo Inácio do Piauí - Piauí

Prefeito Tairo Mesquita decreta situação de emergência

O prefeito explicou que a pouca ocorrência de chuvas em 2018 e no início deste ano tem deixado “os agricultores e pecuaristas em estado de desespero".

O prefeito Tairo Mesquita publicou no dia 15 de fevereiro um decreto declarando situação de emergência no município de Santo Inácio do Piauí devido à estiagem que tem prejudicado os moradores da região.

O prefeito explicou que a pouca ocorrência de chuvas em 2018 e no início deste ano tem deixado “os agricultores e pecuaristas em estado de desespero, porque uns não arriscaram o plantio e os que arriscaram perdem suas sementes, porque não houve chuvas regulares para germinação e crescimento, outros estão sem quaisquer pastagens para os animais”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1SecaSeca

Ele ainda explicou que a falta de chuva afetou diretamente os açudes e reservatórios do município que estão com baixo volume de água armazenada e destacou que ainda existe dificuldade financeira da prefeitura em dispor de recursos para prestar socorro às famílias prejudicadas pela estiagem.

“O quadro de agravamento está cada dia evoluindo no município e que a população clama por medidas urgentes e imprescindíveis no sentido de amenizar o sofrimento de todos por conta da estiagem”, afirmou o prefeito no decreto.

A situação de emergência deverá vigorar por 90 dias, podendo ser prorrogado por 180 dias, caso seja constatada a persistência na falta de chuvas que impeça a efetivação do plantio e que tenha a continuação dos açudes e reservatórios com baixos níveis de armazenamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.