Fechar
GP1

Picos - Piauí

Prefeitura de Picos inicia revitalização da Praça Josino Ferreira

A obra será custeada com recursos do tesouro municipal.

A Prefeitura de Picos iniciou a revitalização da Praça Josino Ferreira, localizada no Centro da cidade. A ação engloba intervenções na estrutura dos canteiros, como a retirada e renovação dos rebocos, no paisagismo, acessibilidade, com a retirada e aplicação de novo piso e iluminação pública, além da colocação de lixeiras e bancos. A obra será custeada com recursos do tesouro municipal.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), Maria Santana informou que o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima tinha, inicialmente, a proposta de fazer uma limpeza geral, e que após conversa com os servidores da pasta, resolveu fazer uma revitalização completa e valorizar estes espaços públicos, tornando-os mais atrativos e agradáveis para a convivência dos picoenses e visitantes.

  • Foto: Divulgação/AscomPrefeitura de Picos inicia revitalização de praçaPrefeitura de Picos inicia revitalização de praça

“Inicialmente, a gente pensou apenas em reparos, mas em conversa com a equipe resolvemos fazer mesmo uma reforma com a adequação de canteiros, renovar ainda toda a parte de paisagismo, respeitando a área que fica por trás do Museu Ozildo Albano e iremos concentrar os trabalhos nessa parte da praça”, disse a gestora.

Maria Santana afirmou que após concluir a primeira etapa, será trabalhada a parte de frente do museu e em sequencia o espaço próximo à Secretaria de Cultura.

“Nesse setor nós iremos fazer a retirada dos banheiros públicos e na parte maior da frente da praça, onde a intervenção será feita com a construção de quatro boxes de comercialização de produtos, então o prefeito Padre Walmir autorizou que fizéssemos a reforma respeitando o espaço para a inserção desses pontos de negócio”, comentou a secretária.

  • Foto: Divulgação/AscomTrabalhadores revitalizam praça em PicosTrabalhadores revitalizam praça em Picos

Sobre a reforma da Praça Josino Ferreira, a secretária Maria Santana falou que o piso será retirado para a reposição de outro com a intenção de melhorar a questão da acessibilidade da população.

“Além disso, nós vamos trocar todo o piso, pois ele vai ser arrancado, porque já está bastante deteriorado com algumas peças quebradas, algumas rachadas e outras afundadas e fora do nível, então vai ser trocado por outro melhor e mais resistente”, declara Maria Santana.

“Nós estamos trabalhando para que em um prazo de 60 dias concluamos esse serviço. É um serviço delicado e hoje pela manhã estivemos visitando alguns camelôs que ocupam o espaço da praça e infelizmente essas pessoas resistem em deixar o local, mas temos que reformar a praça, pois é um espaço muito cobrado e que a população vem cobrando essa revitalização e ainda vamos decidir se vamos isolar com tapumes ou se dividimos em etapas o isolamento do local da obra de reforma”, explica.

Uma questão destacada por Maria Santana e que agrava a situação da Praça Josino Ferreira é o uso do local pelo comércio ambulante. Ela disse que já está entrando em contato com a Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (STDECT) para que seja feito um trabalho de proteção da praça contra a ocupação indevida.

“É uma preocupação nossa e por isso já estamos tratando com a STDECT para que possamos fazer um trabalho no sentido de que esses camelôs não voltem a ocupar a praça após a conclusão da reforma. Como se vê, até aqui na porta de entrada da secretaria tem bancas e a cada dia está aumentando o número de trabalhadores informais nessa área e isso, também, é muito delicado porque a gente sabe que é daí, mesmo sendo pouco, que esses trabalhadores retiram o sustento de suas famílias”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.