Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina alerta população para o uso de mototaxis regularizados

A ação contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Sindicato dos Mototaxistas.

Imagem: STRANSClique para ampliarPrefeitura alerta população para o uso de mototaxis regularizados(Imagem:STRANS)Prefeitura alerta população para o uso de mototaxis regularizados
Durante a manhã de hoje (24) equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realizaram uma campanha educativa no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste, alertando a população para a importância de utilizar o serviço de mototaxistas regularizados. O objetivo da Prefeitura é impedir que esse serviço seja oferecido de forma clandestina e sem segurança.
A ação contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Sindicato dos Mototaxistas. De acordo com Ricardo Freitas, superintendente da Strans, uma campanha educativa também está sendo veiculando nos meios de comunicação: televisão, rádio e jornal. “Muitas vezes as pessoas fazem a opção de utilizar os mototaxistas clandestinos por serem mais baratos, mas não sabem os riscos que correm em utilizar esse tipo de serviço”, alerta.
Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Celso Luís, a parceria com a Strans é importante para mostrar para as pessoas que os profissionais regularizados oferecem um trabalho com mais segurança e tranqüilidade. “Parabenizamos a Prefeitura pela campanha e esperamos que as pessoas realmente reconheçam o valor do nosso trabalho”, acrescenta.

Renovação

Até o dia 31 de julho a Strans está renovando a permissão dos 2.027 mototaxistas que circulam regularizados pelas ruas de Teresina. Para revalidar seu alvará os profissionais devem apresentar o requerimento da renovação, permissão do ano anterior, documento do veículo, CNH do condutor, comprovante de endereço, alvará da Prefeitura (com validade para 2011) e extrato de multas.
“Além desses documentos, quem estiver com a permissão do ano anterior atrasada deverá apresentar também o requerimento de justificativa para o atraso. Alertamos ainda que os permissionários devem apresentar a documentação do segundo operador do veículo”, lembra Ricardo Freitas.
Durante a renovação da permissão, será realizada ainda uma vistoria no veículo. Serão analisadas as condições funcionamento da moto, de segurança tanto do transporte como dos acessórios e ainda as condições do veículo. “Iremos vistoriar as condições gerais das motos e ainda a validade dos capacetes, que é de três anos. Os mototaxistas que não renovarem a permissão correm o risco de perder a autorização para trabalhar”, finaliza.

Confira as características da moto regulamentada:

- A moto pintada na cor padrão - amarela sunny;

- Numeração da permissão no capacete e na moto;

- Padronização do permissionário com o colete devidamente identificado;

- Permissão renovada;

- Alça de segurança para o passageiro;

- Protetor dianteiro da moto (mata cachorro);

- Duas placas na traseira da moto, sendo uma na cor vermelha identificando o veículo e outra amarela que mostra o número da permissão da Strans;

- Protetor do cano de descarga;

- Viseira transparente do capacete;

- Cinto jugular nos dois capacetes;

- Rede para suporte do capacete.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.