Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina divulga nota sobre impasse com Timon City

O secretário Salomão Sobrinho explicou que como se trata de uma ligação interestadual através de ônibus, cabe ao governo federal, regular o transporte entre Timon e Teresina.

Na noite desta terça-feira (29), o secretário municipal de Comunicação, Salomão Sobrinho, usou a página no Facebook para explicar a polêmica envolvendo as empresas Dois Irmãos e Timon City. A empresa Timon City havia conseguido na Justiça Federal uma liminar permitindo que ela prestasse seu serviço na cidade de Timon e Teresina. A empresa é conhecida por ter ônibus com ar condicionado e Wi-Fi. Só que a empresa Dois Irmãos conseguiu derrubar a liminar e assim a empresa Timon City não pode mais atuar entre as duas cidades.
Imagem: DivulgaçãoSalomão Sobrinho (Imagem:Divulgação)Salomão Sobrinho
Segundo Salomão Sobrinho, a prefeitura de Teresina não possui responsabilidade pelo o que está acontecendo e que já está tomando as devidas providências para tentar ajudar essa situação juntamente com a prefeitura de Timon.

O secretário explicou que como se trata de uma ligação interestadual através de ônibus, cabe ao governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regular o transporte entre as duas cidades. Afirmou que não havia sido feita licitação pela ANTT para escolher que empresa iria operar e que apenas a empresa Dois Irmãos é que foi autorizada a prestar esse serviço. A Timon City só conseguiu explorar esse serviço com a liminar, que agora foi derrubada.

“A Prefeitura de Teresina encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei propondo a criação de um consórcio intermunicipal de transporte público englobando Teresina e Timon. A Prefeitura de Timon fez a mesma coisa. O projeto já foi aprovado e sancionado pelo prefeito Firmino Filho. Tão logo seja criado oficialmente o Consórcio, os municípios de Teresina e Timon passarão a ter a possibilidade de reivindicar junto ao Governo Federal (e, claro, à ANTT) o direito de explorar o sistema. Só depois disso toda a responsabilidade – que hoje é do Governo Federal/ANTT - passará para o Consórcio de Transporte Teresina/Timon que, aí sim, vai poder regulamentar o sistema, definir as linhas, fazer licitação para escolher as empresas que vão operar as linhas e fiscalizar o cumprimento dessas regras. Qualquer coisa que seja dita diferente disso só pode ser interpretada como desconhecimento ou maldade, não merecendo, portanto, qualquer tipo de crédito”, disse.

Imagem: DivulgaçãoPublicação de Salomão Sobrinho.(Imagem:Divulgação)Publicação de Salomão Sobrinho.

Desafio do prefeito Firmino Filho

Durante reunião realizada, na última segunda-feira (28), na Prefeitura de Timon, o prefeito Firmino Filho desafiou o proprietário da empresa Timon City, Ramon Alves, a disponibilizar ônibus coletivos com ar condicionado e wifi gratuito para circularem em Teresina, cobrando o mesmo valor da tarifa praticada na cidade de Timon que é de R$ 2,00 em linhas com até 25 km de percurso.

O empresário aceitou o desafio e já na segunda-feira (04), vai se reunir com o superintendente da Strans, Carlos Daniel, para saber quais as linhas estão disponíveis para a empresa Teresina City operar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.