Fechar
GP1

Saúde

Prefeitura de Teresina faz parceria para aumentar o número de doadores de sangue

A intenção é diminuir a carência de sangue existente na rede hospitalar pública de Teresina por falta de doadores.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai fazer parceria com o Hemocentro do Piauí (Hemopi) para aumentar a coleta de sangue utilizando a Estratégia de Saúde da Família (ESF). A intenção é diminuir a carência de sangue existente na rede hospitalar pública de Teresina por falta de doadores.

A FMS, através do setor de Atenção Básica, vai orientar os agentes de saúde no sentido de envolver o Hemopi nos eventos realizados pela ESF. Funcionários do Hemopi farão palestras de sensibilização sobre a importância da doação de sangue e medula óssea.

Atualmente, Teresina tem grande carência de sangue para transfusão. O HUT, por exemplo, utiliza cerca de 600 bolsas por mês; mas não conta com quantidade suficiente de doadores. Diariamente, chegam àquele hospital de urgência dezenas de pessoas vítimas de acidentes e com outros problemas, precisando de sangue.

Um dos pontos importantes da parceria com o Hemopi é a oportunidade dos jovens entrarem no Clube 25, um projeto nacional que proporciona um estilo de vida saudável através da doação de sangue. Para ser um membro do clube deve-se fazer, no mínimo, três doações de sangue por ano, até os 25 anos de idade. A cada cinco doações, o doador recebe uma homenagem. Alcançando as 25, leva para casa uma medalha de honra ao mérito.

Para iniciar no Clube 25, o interessado deve ter entre 18 e 20 anos, se nunca doou sangue e até 21 anos, se já fez pelo menos quatro doações. Deve também participar de treinamento do Hemopi, assinar o termo de adesão após a primeira doação e manter um estilo de vida saudável, sem risco de contaminação por doenças infectocontagiosas.

No dia da doação, o doador deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, não fazer exercícios físicos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos 12 meses e alimentar-se bem evitando alimentos gordurosos até 3 horas antes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.