Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina inaugura revitalização do Centro nesta segunda (29)

A obra, realizada com recursos próprios do município que somam R$ 3,5 milhões, será finalizada com a reforma da praça Rio Branco.

Nesta segunda-feira (29), às 17h, o prefeito Sílvio Mendes entrega à população um centro comercial de cara nova. Quem passa pelo local já pode conferir o trabalho de revitalização executado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU Centro/Norte). A obra, realizada com recursos próprios do município que somam R$ 3,5 milhões, será finalizada com a reforma da praça Rio Branco.
Segundo o engenheiro Abib Salim, coordenador especial da Área Central da SDU Centro/Norte, as ações da reforma já estão em fase de acabamento: “Estamos concluindo a colocação de pisos com tijolinhos, dos bancos e lixeiras. A iluminação também está ficando pronta e deixará o local mais bonito e agradável durante a noite.

O engenheiro lembra que as intervenções nas ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes já foram concluídas. A última etapa realizada foi a sinalização de trânsito e a construção das ilhas com bancos e árvores nas vias do Centro.

Abib Salim lembra que, como toda obra da Prefeitura de Teresina, a revitalização do Centro também está dotada de acessibilidade, não apenas na Praça Rio Branco, mas em todas as ruas revitalizadas: “Construímos rampas de acesso nas cabeceiras das ruas para que os cadeirantes passem pelas calçadas que forma nivelada”, destaca.

Com a entrega desta etapa, o Programa de Requalificação do Centro de Teresina avança para fase final. Já foi entregue o Shopping da Cidade, bem como transferência dos vendedores ambulantes para o espaço; Há ainda a revitalização da praça Rio Brancoe das ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes. Agora será realizado os trabalhos de nivelamento das calçadas da rua Simplício Mendes, da rua Areolino de Abreu até a Praça do Liceu.

Com estas ações, a Prefeitura de Teresina garante a realização de um antigo sonho da população que utilizará o Centro comercial da capital com conforto e comodidade.

Resgate histórico

Há alguns meses atrás, a praça Rio Branço, um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade, era esquecida pela população e de difícil acesso. Hoje, a paisagem se modifica e o que se vê é a organização e a beleza do local que já se chamou Praça do Comércio e Praça da Constituição.

“O novo desenho da praça é inspirado no projeto arquitetônico da década de 1930, mas inova ao priorizar a circulação da população e a acessibilidade, além de manter o verde e reservar um espaço central para eventos sócio-culturais”, explica Danielly Bezerra, uma das responsáveis pelo projeto arquitetônico. Segundo ela, a coluna do relógio é o único elemento original da praça que foi preservado.

O projeto também contemplou os engraxates, que ganharam um espaço coberto e organizado para trabalhar. As bancas de revistas terão um lugar específico, com lixeiras, iluminado e cuidadosamente arborizado. No mesmo dia também será entregue a reforma do prédio que abriga a Fundação Wall Ferraz e o prédio da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), obras que também respeitam a arquitetura original.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.