Fechar
GP1

Saúde

Prefeitura de Teresina realiza campanha em mais 9 bairros para prevenção contra a dengue

De acordo com os organizadores, a participação efetiva dos moradores é imprescindível para evitar uma epidemia.

Os bairros Morro da Esperança, Primavera, Real Copagre, Promorar, Areias, Colorado, Todos os Santos, São Sebastião e Satélite estão sendo alvos da Prefeitura de Teresina, esta semana, por parte da Fundação Municipal de Saúde (FMS), de grande mobilização de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Neste sábado, dia 31, haverá um mutirão de limpeza comandado pelas equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) nessas comunidades.

As mobilizações vêm sendo realizadas, desde o início do mês de julho e se prolongarão pelo mês de agosto, nos bairros onde há maior infestação do mosquito, que se prolifera em locais onde há potenciais criadouros e lixo amontoado, bem como em objetos que favorecem o acúmulo de água. Com essa medida de intensificação das ações, a FMS objetiva proteger a população e evitar o aumento de casos da doença.

A mobilização dos moradores é feita por meio de carro de som e de visitas das equipes de saúde da família de porta em porta, de segunda a sexta-feira. As famílias são orientadas pelas equipes sobre medidas de prevenção, recebem folders e sacos para acondicionamento do lixo, objetos e de materiais que não são mais utilizados e podem acumular água.

Devem ainda ser destinados para a coleta geladeiras em desuso e outros eletrodomésticos e móveis abandonados nos quintais e que podem favorecer o surgimento de criadouros. Todo o material deve ser colocado na porta das casas, neste sábado, para que seja recolhido pelos caminhões de coleta durante o mutirão.

O trabalho de mobilização é feito pelo Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (Nesc/FMS), com o apoio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Gerência de Zoonoses e das SDUs. De acordo com os organizadores, a participação efetiva dos moradores é imprescindível para evitar uma epidemia.

Locais de concentração das equipes

As SDUs informam que são os seguintes os locais de concentração das equipes de limpeza para a realização do mutirão:

· Morro da Esperança e Primavera – Avenida Marechal Castelo Branco, dia 31, embaixo da Ponte da Primavera, a partir das 7 horas.

· Real Copagre – Posto União, na Avenida União, dia 31, a partir das 7 horas.

· Satélite – São dois dias de mutirão: dias 30 e 31, com três equipes: Avenida Santa Teresinha, rua do Hospital do Satélite e Praça Santa Teresinha, sempre a partir das 7 horas.

· Todos os Santos – pracinha do bairro, dia 31, a partir das 7 horas

· São Sebastião – próximo ao cemitério do bairro, dia 31, a partir das 7 horas.

· Colorado – Praça do Monte Horebe, dia 31, a partir das 7 horas.

· Promorar e Areias – Em frente ao Comercial Carvalho do Parque Piauí, a partir das 8 horas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.