Fechar
GP1

Picos - Piauí

Prefeitura promove II Fórum de Políticas Culturais em Picos

Evento foi realizado neste sábado no plenário da Câmara Municipal de Picos e reuniu representantes dos vários segmentos culturas.

José Maria Barros/GP1 1 / 10 Secretário municipal de Cultura, Iata Rdorigues Secretário municipal de Cultura, Iata Rdorigues
José Maria Barros/GP1 2 / 10 Representes da sociedade civil organizada marcam presença no fórum Representes da sociedade civil organizada marcam presença no fórum
José Maria Barros/GP1 3 / 10 Público lota galerias da Câmara Público lota galerias da Câmara
José Maria Barros/GP1 4 / 10 Presidente da Alerp declama poesia Presidente da Alerp declama poesia
José Maria Barros/GP1 5 / 10 Picos realiza Fórum Municipal de Políticas Culturais Picos realiza Fórum Municipal de Políticas Culturais
José Maria Barros/GP1 6 / 10 Palestrante Gracivalda Albano Palestrante Gracivalda Albano
José Maria Barros/GP1 7 / 10 Mesa de honra Mesa de honra
José Maria Barros/GP1 8 / 10 Fórum atrai representantes dos segmentos culturais Fórum atrai representantes dos segmentos culturais
José Maria Barros/GP1 9 / 10 Credenciamento Credenciamento
José Maria Barros/GP1 10 / 10 Ator Nonato Fontes apresenta último discurso de Charles Chaplin Ator Nonato Fontes apresenta último discurso de Charles Chaplin

Com o objetivo de discutir as propostas que vão nortear o Plano de Cultura da cidade, a Prefeitura de Picos promoveu neste sábado, 23, o II Fórum Municipal de Políticas Culturais. O evento foi realizado das 9 às 13 horas no plenário da Câmara de Vereadores, com a participação dos gestores e representantes dos vários segmentos ligados à cultura.

Conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB); o fórum contou com a presença do secretário de Cultura de Picos, Iata Rodrigues (PSB); supervisora estadual de Cultura Viva, Gracivalda Albano; vereadora Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB) e expressivo número de pessoas ligadas à cultura e as artes.

Programação

Antes do início das discussões o ator Nonato Fontes fez a apresentação do último discurso de Charles Chaplin inserido no filme O Imperador, enquanto o presidente da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), poeta Vilebaldo Rocha, declamou o poema Elegia a Picos, de sua autoria.

Gracivalda Albano proferiu em seguida a palestra com o tema: “Os avanços da cultura com o Plano Municipal de Políticas Públicas”. Na sua fala, destacou a importância do fórum, principalmente, por ser um espaço em que é dado oportunidade aos mais diversos segmentos culturais a apresentarem as suas ideias e propostas.

Ainda pela manhã aconteceram oficinas com os representantes dos segmentos da sociedade civil organizada, focando a discussão sobre as propostas apresentadas. Ao meio dia apresentação e aprovação das propostas para consolidação do Plano Municipal de Políticas Culturais, entrega de certificados e em seguida o encerramento.

Avaliação

Para o secretário municipal de Cultura, Iata Rodrigues, o fórum é um marco na cultura picoense, pois contou com a participação dos mais diferentes segmentos da sociedade ligados ao tema, visando aprovar o Plano Municipal de Cultura, que terá validade de dez anos.

“Esse plano vai nos nortear por dez anos, por isso a importância de todos os segmentos estarem presentes. Das artes, música, cinema, dança, patrimônio cultural, literatura, das diversidades culturais, dentre outros. Cada um deles trouxe o seu desejo, suas reivindicações e estamos juntando isso para criar o Plano Municipal de Cultura” – destacou Iata Rodrigues.

A professora e escritora Deolinda Marques, que é membro do Conselho Municipal de Cultura representando a literatura, disse que o fórum trouxe uma contribuição importante e significativa, pois, foi a partir dessa discussão que foram elaboradas propostas para executar as parcerias no setor de cultura do município.

Para viabilização dessas propostas, foi criado um fundo, CNPJ e aberta uma conta que vai começar a receber recursos. Parte do imposto que é pago dos eventos em Picos vai para esse fundo, que será gerenciado pelo Conselho Municipal de Cultura e pela Secretaria Municipal de Cultura.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.