Fechar
GP1

Política

Prefeitura resgata famílias alagadas em Parnaíba no PI

600 famílias cadastradas pela Sedesc, por terem sido atingidas diretamente pelas enchentes.

A Prefeitura de Parnaíba e a Comissão Municipal de Defesa Civil trabalharam durante todo este sábado no resgate de famílias que estavam isoladas em diversas comunidades, como Ilha Grande de Santa Isabel, e enviando donativos para outras onde ainda existem pessoas ilhadas pelas águas dos rios Parnaíba e Igaraçu. Locais como a Beira-Rio, o Porto das Barcas e toda a extensão do dique que protege o Bairro São José viraram pontos de atração de curiosos, devido ao grande volume e velocidade da água que passa. Todo o sitio histórico onde começou o povoamento de Parnaíba está sendo lavado pelo rio que também modificou o aspecto do principal cartão postal da cidade.

No final do dia as estatísticas apontavam para mais de 600 famílias cadastradas pela Sedesc, por terem sido atingidas diretamente pelas enchentes. A certeza da Defesa Civil é a de que este número vai aumentar, porque o trabalho de resgate vai continuar.

Caminhões e tratores da Prefeitura, lanchas da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros começaram a ser utilizados logo muito cedo, neste sábado, no resgate das famílias. Equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania(Sedesc), de infra-estrutura e de Saúde vêm atuando em parceria com os demais membros da Coordenação de Defesa Civil identificando residências e pessoas, removendo dos locais afetados ou de risco e elaborando cadastros e relatórios. Assistentes sociais e profissionais da saúde municipal trabalham conjuntamente nos abrigos organizados pela Prefeitura promovendo campanhas localizadas de vacinação, palestras educativas, identificação de pessoas doentes ou suspeitas de portarem doenças para serem levadas ao Pronto Socorro Municipal, onde são medicadas. No mesmo instante recebem os remédios prescritos, pois a Secretaria de Saúde equipou um veículo com suporte de medicamentos para atender especialmente as pessoas alagadas ou desalojadas de suas residências.

No trabalho específico de resgate têm trabalhado equipes da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros, com apoio de atiradores do Tiro de Guerra 10012. O Governo do Estado também tem dado suporte à Defesa Civil de Parnaíba, enviando mantimentos, colchões, cobertores, entre outros itens. A sociedade local também já está se mobilizando na realização de campanhas para arrecadação de donativos que são colocados a disposição da Defesa Civil Municipal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.