Fechar
GP1

Política

PREJUÍZO: Morrem no litoral piauiense 3 milhões de caranguejos por ano

Segundo Fernando Gomes, o manuseio inadequado provoca a morte dos animais antes do abate para o consumo.

É grande o prejuízo anual causado pela morte de cerca de 3 milhões de caranguejos capturados nos manguezais do litoral do Piauí. Segundo o IBAMA, a captura anual é de cerca de 980 toneladas, o equivalente a 6 milhões de exemplares do crustáceo. O problema foi abordado no plenário da Assembléia Legislativa do Piauí, nessa quinta-feira (02.04) pelo deputado Paulo Martins, que cobra do IBAMA maior rapidez na aprovação da norma de disciplinamento do transporte do caranguejo.

A causa desta mortalidade está relacionada a diversos fatores como: o manuseio incorreto dos animais durante a pesca, quando é utilizado o cambito, instrumento que fere o animal na captura; a captura dos indivíduos dias antes da entrega para distribuição; o manuseio dos distribuidores ao acomodarem os animais no meio de transporte –onde são amarrados, empilhados e enlonados aos montes em caminhões e posteriormente transportados durante a noite aos centros consumidores.

 

Segundo dados do técnico do IBAMA e vereador de Parnaiba, Fernando Gomes, o manuseio inadequado provoca a morte dos animais antes do abate para o consumo. Como os mesmos não podem aproveitados, os pescadores extraem mais do que o necessário para atender a demanda real de consumo.

O deputado Paulo Martins pediu ao IBAMA e outros órgãos competentes de fiscalização que orientem de forma adequada os produtores, para que eles consigam fazer o transporte e o acondicionamento de forma correta para evitar tamanho prejuízo.

Já o técnico ambiental,vereador Fernando Gomes afirma que esse problema afeta o ambiente, que não suporta tanta exploração e o catador, que não consegue ter e dar uma vida digna à sua família. Fernando Gomes também se pronunciou na Câmara Municipal de Parnaíba pedindo providências. Segundo ele, o caranguejo-uçá é muito importante para o equilíbrio ambiental, mas sua captura elevada tem reduzido suas populações. O IBAMA está estudando a edição de uma portaria estabelecendo as instruções para o transporte do caranguejo.

“Há um ano, realizamos uma discussão sobre esta problemática em Parnaíba”,informou o vereador. Dessa discussão participaram especialistas do Pará, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco e Bahia, além dos catadores e comerciantes de caranguejo. Na ocasião foi elaborada a minuta da normatização para o disciplinamento do transporte, instrução que deve ser publicada pela Presidência do IBAMA e que ainda se encontra em análise. É essa normatização que está sendo cobrada pelo deputado Paulo Martins e pelo vereador Fernando Gomes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.