Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Procon Municipal é inaugurado na zona leste de Teresina

A inauguração acontece exatamente no “Dia do Consumidor”, comemorado nesta sexta-feira.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso (PP), inaugurou na tarde dessa sexta-feira (15) o Procon Municipal, na Avenida João XXIII, próximo ao balão do São Cristóvão, onde funcionava a SDU/Leste.

A inauguração acontece exatamente no “Dia do Consumidor”, comemorado nesta sexta-feira. O Procon Municipal irá atuar em parceria com o Procon Estadual, e o objetivo é que sejam feitos de 30 a 40 atendimentos por dia. A prefeitura de Teresina ficou responsável por ceder a estrutura, além disso os servidores efetivos e comissionados passaram por um treinamento realizado por membros do Ministério Público Estadual.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Procon MunicipalProcon Municipal

O secretário Venâncio Cardoso destacou que o Procon Municipal irá ajudar os moradores de Teresina. “O Dia do Consumidor é uma data instituída pela ONU no ano 1985 e hoje Teresina mostra que está preocupada com um consumo mais justo, um consumo mais organizado trazendo o Procon Municipal em parceria com o Procon Estadual. Aqui agora vai ser feita aquela demanda individual, aquela demanda de cartão de crédito, compra de algum produto, de conta de água, de luz como problema. O consumidor tem que vir ao Procon vendo aqui como a casa da cidadania, na qual se vai chamar o fornecedor, vai tentar um acordo, não conseguindo esse acordo, vão ter de fato as sanções e a partir disso vamos trabalhar com a fiscalização em Teresina como um todo e na política de educação e consumo”, explicou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Venâncio CardosoVenâncio Cardoso

Venâncio ainda destacou que além de atender os consumidores, a secretaria fará cursos de capacitação para quem trabalha diretamente com o público em Teresina. “A ideia é absorver toda essa demanda individual, a gente acredita que vai ter condições reais de atender de 30 a 40 pessoas aqui todos os dias de 8h às 14h. O Procon foi aprovado através de um Sistema Municipal de Defesa de Consumo que engloba o Procon Municipal, o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor e dentro das atribuições do Conselho Municipal tem essa ideia de fazer a capacitação para a maior relação de consumo. Então o Procon Municipal vai poder receber garçons para fazer capacitação, vai poder receber vendedores, vai poder receber essa mão-de-obra do mercado como um todo das empresas, para que a gente possa fazer um trabalho de capacitação e de educação do consumo”, destacou o secretário.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Silvia Thaysa CavalcanteSilvia Thaysa Cavalcante

Silvia Thaysa Cavalcante, vice-presidente da Associação Piauiense de Defesa do Consumidor, comemorou o fato da cidade receber mais uma linha de atendimento ao consumidor. “O Procon Estadual vai ficar responsável pelas demandas consumeristas coletivas, enquanto o Procon Municipal vai atender os consumidores, nos seus interesses individuais como numa conta em que ele foi cobrado indevidamente e com a criação desse Procon Municipal vai desafogar muito essas questões consumeristas estaduais e pode dar melhor atendimento aos consumidores”, explicou.

O Procon Municipal também englobará o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon) e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMDC).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.