Fechar
GP1

Piauí

Professor Amaral é reconduzido ao Conselho Técnico da Capes

A Capes, fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu.

Imagem: Francisco LealClique para ampliarProfessor Amaral (Imagem:Francisco Leal)Professor Amaral
O professor Antônio Cardoso do Amaral, da Escola de Ensino Médio Augstinho Brandão, de Cocal dos Alves, foi reconduzido para integrar o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para mandato de três anos.

A Capes, fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação e tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

Para o professor Antonio Cardoso do Amaral, é muito importante estar no conselho, é uma forma de representatividade dos professores de matemática da educação básica. "A CAPES é o órgão responsável por fomentar os programas científicos, principalmente de competições do conhecimento como as olimpíadas e de executar programas como Pibid e Parfor. Então poder contribuir com tudo isso é muito gratificante", comenta.

"Espero que o reconhecimento do trabalho realizado pela escola Augustinho Brandão, em Cocal, sirva de exemplo e inspiração para melhoria desses programas", disse ainda o professor.
O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

Entre as atribuições do Conselho está assistir à Diretoria-Executiva na elaboração das políticas e diretrizes específicas de atuação da CAPES no tocante à formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica e à construção de um sistema nacional de formação de professores.

O professor Antônio Amaral

Amaral, como é conhecido pelos colegas e alunos, representou a educação pública do Brasil através das escolas de Cocal dos Alves. Ele treinou alunos da escola Augustinho Brandão e também da Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, transformando, desde 2005, 121 deles em medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, fazendo com que a cidade ganhasse prestígio a nível nacional.

Ele fez jovens de uma cidade inteira estudar e conquistar medalhas e um futuro. 2011 foi o ano que entrou pra história de Cocal dos Alves, que tem 5.800 habitantes. Foi o ano que Izael Francisco de Araújo, um menino de 14 anos, estudante de escola pública do Piauí, neto de um analfabeto, venceu o Soletrando do Caldeirão do Luciano Hulk.

Nesse mesmo ano, as escolas públicas da cidade ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas públicas. Por trás de tudo isso, sempre está o professor de matemática nascido e criado em Cocal dos Alves, Antônio Cardoso do Amaral.

Os alunos são premiados em todas as oito edições da Olimpíada Brasileira de Matemática. O professor Amaral já falou no Senado, foi ouvido em Brasília por ministro da educação, deu dicas a presidente Dilma sobre educação e foi escolhido o homem do primeiro ano dessa década, em 2011, pela revista Alfa. É formado em matemática pela UESPI, pós-graduado em matemática do ensino médio e hoje faz mestrado em matemática.

O professor Amaral é o idealizador do projeto de preparação para as Olimpíadas de Matemática para alunos da rede pública de ensino em Cocal dos Alves. O projeto conquistou mais de 150 premiações desde o ano de 2005 e possibilitou um aumento considerável no índice de aprendizagem em matemática (89,5%), deixando o município com o melhor índice do país.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.