Fechar
GP1

Piauí

Professores do programa Acelera participam de formação

A SEMEC trabalha com três indicadores sociais de sucesso: freqüência escolar, tarefas e leitura

Professores das escolas da Prefeitura de Teresina participam de hoje, 04, até a próxima sexta, 08, da capacitação inicial do programa Acelera Brasil. A formação acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, com o objetivo de apresentar os princípios e a metodologia do programa.

Na tarde de hoje, os coordenadores e supervisores do "Acelera" apresentaram a agenda da capacitação, trouxeram informações sobre o Instituto Ayrton Senna e trabalharam a auto-estima dos educadores para fazer da sala de aula um ambiente agradável e estimulante para os estudantes. O projeto contribui para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade.

Criado em 1997, o programa Acelera Brasil combate dificuldades educacionais, como os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série. A parceria do Instituto Ayrton Senna com a SEMEC ocorre desde 2001. "O Acelera Brasil tem a finalidade de resgatar o vínculo do aluno com a escola e garantir a permanência dele na sala de aula", destacou Clívia Alves, coordenadora do projeto em Teresina.

A SEMEC trabalha com três indicadores sociais de sucesso que são a freqüência escolar, as tarefas de casa feitas corretamente e livros lidos por cada aluno durante os 200 dias letivos. Para isso, é utilizado material didático adequado, com a organização do fluxo e da rotina das aulas, um cantinho da leitura em cada sala de aceleração, formação continuada de professores e acompanhamento regular dos alunos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.