Fechar
GP1

Política

Professores fazem denúncias contra prefeito a deputado do Piauí

O Presidente da Câmara, Bacharel ao ser procurado na reunião para falar, afirmou que não iria dar entrevista.

O deputado João de Deus (PT) se reuniu na tarde deste sábado (18), na cidade de José de Freitas-PI com professores da Rede Municipal e Estadual para discutir a questão do Piso Salarial Nacional da categoria e outros assuntos referentes à Educação daquele Município.

Por ocasião da reunião que ocorreu no Centro de Treinamento, naquele Município, o deputado do PT recebeu várias denúncias feitas pelos professores de José de Freitas. Dentre as denúncias relatadas ao parlamentar, os professores disseram que o atual Gestor Municipal, Robert Freitas (PSDB) que está com o mandato eletivo cassado desde o dia 17 de fevereiro deste ano, acusado de corrupção eleitoral, ainda não está cumprindo o Piso Nacional e que muitos professores não lutam pelos seus direitos porque temem represálias por parte do prefeito cassado. Quem falou em nome da categoria foi a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais-Sismujof, professora Maria Antônia Saraiva Monte. Maria Antônia denunciou ao deputado João de Deus, na presença do Presidente da Câmara de Vereadores do Município, José de Araújo Chaves, mais conhecido por Bacharel, que o prefeito cassado Robert Freitas está descontando dinheiro dos servidores e não está repassando para o Fundo Previdenciário Próprio do Município (JFreitas-Prev), o que vem prejudicando os servidores municipais. Ela disse que o caso já foi denunciado aos órgãos competentes e solicitou o apoio político do deputado petista. Outra denúncia apresentada pela sindicalista é de que o representante dos Pais no Conselho Municipal do FUNDEB para fiscalizar os recursos públicos é bolsista da prefeitura e dificilmente tem poderes para fiscalizar as irregularidades. Concluindo seu pronunciamento, na presença de vários professores, lideranças políticas e comunitárias, do Presidente da Câmara, José de Araújo Chaves e do deputado João de Deus, a presidente do Sismujof, Maria Antônia declarou que a situação da Educação Municipal de José de Freitas é muito grave e precisa do apoio das autoridades competentes, para melhorar a Educação Municipal. Ela disse que a questão é tão grave, que o atual Secretário de Finanças do Município, Jáder Vaz e o prefeito cassado Robert Freitas não lhe recebem mais para negociar os benefícios que os servidores municipais têm direito ou qualquer outro assunto, referente ao Município.

O Presidente da Câmara, Bacharel ao ser procurado na reunião para falar sobre as declarações feitas pela professora Maria Antônia Saraiva Monte, afirmou que não iria dar entrevista. Já o deputado João de Deus falou ao GP1 que as denúncias que ouviu dos professores de José de Freitas são muito graves e precisam ser apuradas. Ele disse que se colocou à disposição dos professores e vai ajudá-los no que for possível para que consigam o Piso Nacional, tanto em José de Freitas, como nos outros Municípios do Piauí, pois os prefeitos são obrigados a cumprir, é Lei sancionada pelo Presidente Lula.

Professora Maria Antônia faz denúncias de irregularidades na Educação, ao deputado João de Deus

O deputado petista orientou os professores como devem agir, falou dos seus direitos e garantias e no final da reunião, distribuiu uma cartilha que fala do Piso Nacional, da Lei que o sancionou, dos projetos do governador Wellington Dias para a Educação e dos projetos dele deputado João de Deus para todo o Estado do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.