Fechar
GP1

Piauí

Projeto na Alepi quer universalizar bibliotecas escolares do Piauí

“O Estado do Piauí ainda não dispõe de um sistema de bibliotecas escolares", explicou a deputada Flora Izabel.

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que tem como objetivo universalizar das bibliotecas do Estado do Piauí com a criação do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SIEBE-PI).

A proposta é de autoria da deputada estadual Flora Izabel (PT), que determina que no primeiro ano de implantação da lei deve ser assegurada a presença de profissional bibliotecário com formação superior em pelo menos 20% das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino. Posteriormente todas as bibliotecas vão ter que contar com bibliotecários.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Livros que constam na bibliotecaLivros em biblioteca

“O Estado do Piauí ainda não dispõe de um sistema de bibliotecas escolares, também não possui um Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, ficando atrás de estados como a Paraíba, Ceará, que já possuem um sistema de bibliotecas implantados e com profissionais atuando. Sua instituição em lei se faz necessária, com meio de fortalecer a política estadual educacional, entrelaçando-a com a política do livro e da leitura, e integrando-a”, destacou a deputada na sua justificativa.

Ela ainda afirmou que “vale ressaltar que os critérios propostos decorrem de solicitações e discussões mantidas com as entidades de classe representativas dos bibliotecários no estado, entendendo ser este um requisito fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas bibliotecas”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.