Fechar
GP1

Política

Projeto obriga Prefeitura Municipal de Teresina a capacitar servidor para salvar vidas

Segundo Rodrigo Martins, a capacitação visa levar conhecimento ao educador e, consequentemente, aumentar a possibilidade de salvar vidas em situações de acidentes.

O vereador Rodrigo Martins (PSB) apresenta, na Câmara Municipal de Teresina, indicativo de Lei que obriga as unidades de ensino público municipal a capacitar e orientar pelo menos um servidor efetivo da Instituição para enfrentamento de situações que exigem a prestação de primeiros socorros no ambiente escolar.

Por meio de ações continuadas, a Prefeitura de Teresina ficaria responsável por oferecer cursos, palestras, distribuição de manual e materiais de apoio ou consulta aos educadores submetidos a treinamento. A intenção é prepará-los para situações de afogamento, hemorragias, fraturas, luxações, entorses, queimaduras, partos emergenciais e demais casos de urgência e emergência.

Segundo Rodrigo Martins, a capacitação visa levar conhecimento ao educador e, consequentemente, aumentar a possibilidade de salvar vidas em situações de acidentes. “O ambiente escolar é o local onde passamos boa parte da vida, e o ser humano por mais cauteloso que seja está vulnerável a acidentes. Neste caso, orientar os servidores proporciona as vítimas um suporte de vida seguro”, afirma Martins.

Porém, o vereador ressalta que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância da presença de um profissional de saúde. “Há situações em que o socorro deve ser imediato, já que nem sempre é possível a chegada da equipe médica de atendimento emergencial a escolas ou creches da cidade”, explica Rodrigo Martins.

Vale lembrar que, além de dever moral, a prestação de socorro é um dever legal e sua recusa constitui crime de omissão de socorro, previsto no artigo 135, do Código Penal Brasileiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.