Fechar
GP1

Política

Projetos melhoram desempenho de alunos da rede estadual de Teresina

Os projetos Acelera, Se Liga, Qualiescola, Mais Educação e Gestão Nota 10 são voltados para melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos.

A exemplo do que acontece em muitas escolas da rede estadual, a Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, no bairro Buenos Aires, vem desenvolvendo uma série de projetos pedagógicos para revitalização do ambiente educacional. Entre eles destacam-se Gestão Nota 10, Se Liga, Acelera, Mais Educação, Qualiescola, Coral das Mil Vozes. A unidade atende 610 alunos, distribuídos entre o ensino fundamental (da 1ª a 7ª série) e Educação de Jovens e Adultos, durante os três turnos.

O objetivo dos projetos é mobilizar ainda mais as pessoas envolvidas no processo educacional e promover uma melhor formação dos estudantes baseada na produção do conhecimento integrada à sua realidade social.

Segundo o diretor adjunto da escola, Carlos Alberto Mendes, são inúmeras as ações desenvolvidas por meio de projetos que diversificam a construção da prática pedagógica voltada para a qualidade. “Os projetos estão tendo um resultado muito positivo. Já observamos a mudança de comportamento de nossos alunos, agora estão mais concentrados e participativos. O melhor desempenho nas avaliações mostra essa nova realidade”, ressaltou.

Projetos da Escola

Os projetos Acelera, Se Liga, Qualiescola, Mais Educação e Gestão Nota 10 são voltados para melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos. O Acelera e Se liga são programas de alfabetização que têm como meta regularizar o fluxo escolar, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. O Qualiescola e o Mais Educação melhoram a qualidade do ensino promovendo aulas e atividades extra-classe. Já o Gestão Nota 10 promove a eficiência da rede pública do ensino, através da gestão da aprendizagem, do ensino e da rotina escolar.

O projeto Coral das Mil Vozes trabalha com a parte cultural dos alunos. Participam do projeto 25 alunos. Os estudantes, durante todo ano, têm aulas de canto e são preparados para participar de uma apresentação natalina que acontece todos os anos, no adro da Igreja São Benedito.

A Unidade Escolar Cristino Castelo Branco se prepara para receber mais um projeto: Comunidade Educacional Conectada. Desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Auge Educacional, o novo projeto tem o objetivo de integrar a comunidade educacional através das novas tecnologias, por meio de sites criados pelas escolas e Gerências Regionais de Educação (GREs). “O Comunidade Educacional Conectada, ampliação do sistema de informatização, é esperado com muita ansiedade por toda a comunidade escolar. Os computadores que recebemos para desenvolver o projeto serão um atrativo para os alunos e mais uma ferramenta para os professores”, afirma o diretor.

O lançamento do novo sistema acontecerá na próxima segunda-feira (24), na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, e contará com a presença de um representante do Instituto Ayrton Senna, do secretário da Educação, Antônio José Medeiros, e do governador Wellington Dias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.