Fechar
GP1

Picos - Piauí

Promotora recomenda que Padre Walmir convoque suplentes do Conselho Tutelar

Infectados pelo novo coronavírus dois conselheiros tutelares de Picos estão afastados de suas funções.

O Ministério Público do Estado do Piauí, através da promotora de justiça Itanieli Rotondo Sá, recomendou ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que convoque imediatamente dois suplentes para assumir os cargos vacantes do Conselho Tutelar do Municípío.

Para fazer a recomendação, a promotora de justiça Itanieli Rotondo considerou, dentre outros, que no dia 20 de julho tomou conhecimento de que dois membros do Conselho Tutelar de Picos haviam sido infectados pelo covid-19. O documento foi assinado pela representante do MP na última terça-feira, 21 de julho.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre WalmirPadre Walmir

“Em razão disso, os demais conselheiros tutelares estão em isolamento social, ou seja, os cinco conselheiros tutelares estão afastados das atividades presenciais, não havendo até a data de hoje [21 de julho] notícias sobre a convocação dos conselheiros suplentes para assunção do cargo, omissão que retarda sobremaneira o atendimento das crianças e adolescentes, o qual demanda rapidez e eficácia” – escreveu a promotora de justiça.

Convocação

Diante disso, a promotora de justiça Itanieli Rotondo recomentou ao prefeito de Picos, Padre Walmir, que convoque de forma imediata dois suplentes de conselheiro tutelar para ocupar, temporariamente, os cargos dos conselheiros que estão doentes e afastados de suas funções.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Sede do Conselho Tutelar de Picos está fechada temporariamenteSede do Conselho Tutelar de Picos está fechada temporariamente

A convocação deve ser feita em conformidade com a lista de suplentes formulada no processo de escolha unificada dos conselheiros tutelares de Picos, excluindo-se eventual candidato a cargo eletivo, visto período de impedimento.

A representante do Ministério Público fixou prazo de cinco dias para a resposta do cumprimentou, ou não, da recomendação, sob pena de adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

Suplentes

Testaram positivo para o novo coronavírus e, portanto, estão afastados de suas funções, o presidente do Conselho Tutelar de Picos, Josivaldo Ferreira Lavor de Lima e o vice-presidente, Jenilson Antônio de Oliveira.

  • Foto: José Maria Barros/GP1José Ricardo, primeiro suplenteJosé Ricardo, primeiro suplente

Pela relação dos candidatos eleitos ao cargo de conselheiro tutelar de Picos, o primeiro suplente é José Ricardo Veloso e o segundo suplente, Filipe de Alencar Gomes. Em tese, eles seriam os convocados a assumir as vagas abertas, mas, como ambos são pré-candidatos a vereador poderão ser convocados o terceiro e o quarto suplentes, respectivamente, Maria do Amparo Bezerra (Nina) e Francisco George Ferreira de Oliveira.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Filipe Gomes, segundo suplenteFilipe Gomes, segundo suplente
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.