Fechar
GP1

Brasil

Queda de prédio no Pará deixa 1 morto e 4 desaparecidos

O major Augusto Lima, responsável pelas equipes de buscas, informou que apenas Raimunda e um pedreiro estavam na casa na hora do desabamento.

Uma idosa morta e quatro operários desaparecidos, até o momento, é o saldo do desabamento de um prédio de 34 andares em construção, no sábado à tarde, no bairro de São Braz, centro de Belém. O balanço parcial é da Defesa Civil do Pará, divulgado no começo da tarde de hoje. O corpo de Maria Raimunda Fonseca dos Santos, de 67 anos, que morava em uma casa que foi soterrada pelos escombros ao lado da construção, foi localizado pelos bombeiros às 4h10 da madrugada. O major Augusto Lima, responsável pelas equipes de buscas, informou que apenas Raimunda e um pedreiro estavam na casa na hora do desabamento.

"O pedreiro correu para o quintal e conseguiu se salvar, mas ela foi para frente da casa, local onde caíram os escombros", relatou Lima. O corpo de Raimunda estava embaixo dos destroços na frente da residência. Os operários Luiz Nazareno Lopes e Isaías Marques, inicialmente incluídos na lista de desaparecidos, foram localizados em suas residências. Eles disseram que haviam saído da obra minutos antes da queda do edifício.

A técnica em enfermagem Marluce Castro Bacelar, que também aparecia na lista de desaparecidos, ligou para a Defesa Civil e disse que se encontrava em sua residência no momento do acidente. Ela nunca tinha faltado ao serviço, mas no sábado, por alguma razão que não soube explicar, decidiu não comparecer ao prédio. A ausência do trabalho salvou a vida dela.

Um prédio vizinho de 16 andares teve dois pilares atingidos durante a queda e foi evacuado pela Defesa Civil. Um dos pilares foi escorado pelos bombeiros e, segundo técnicos, não corre risco de desabamento. Os ocupantes dos apartamentos receberam autorização para retirar seus pertences, mas estão impedidos de retornar ao local até que um laudo seja feito sobre as condições do prédio. Moradores de casas próximas também estão na mesma situação. Muitos tiveram que ir para residências de parentes em outros bairros da cidade.

Um levantamento parcial aponta para 21 pessoas desabrigadas. Elas foram encaminhadas a hotéis. Ainda não há informações completas sobre o número de desalojados. O major Lima explicou que todas as casas e apartamentos da Travessa 3 de Maio, entre as avenidas Governador José Malcher e Magalhães Barata, já foram percorridas, mas o maior problema para identificar os moradores é que várias residências estão fechadas. A maioria, apavorada, saiu às pressas do local e ainda não retornou.

As causa do desabamento ainda não estão claras. Somente depois da remoção dos escombros e localização das vítimas é que a perícia começará a fazer seu trabalho. A hipótese mais admitida por engenheiros civis é de fragilidade das fundações para suportar um prédio de 34 andares. O engenheiro Raimundo Lobato da Silva, responsável pelo cálculo estrutural do prédio, admite a possibilidade de "falha geológica". Essa falha teria causado danos no estacamento, que não teria suportado a estrutura do edifício.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.