Fechar
GP1

Mundo

Raro fenômeno astronômico acontecerá em dezembro após quase 800 anos

O evento aconteceu pela última vez em 1226, e após este ano, só poderá ser visto novamente em 2080.

Em dezembro, um fenômeno astronômico que não ocorre desde a idade média, poderá ser visto em todo o mundo. Trata-se do alinhamento de dois planetas, Júpiter e Saturno.

O alinhamento destes planetas iniciou ainda neste mês de novembro, mas terá visibilidade maior entre os dias 16 e 25 de dezembro. A melhor data para assistir o fenômeno é no dia 21, quando terão maior proximidade e parecerão um plano duplo, devido a curta distância de apenas um quinto do diâmetro da lua.

O evento astronômico poderá ser visto de todas as localidades do mundo, caso as condições climáticas da região permitam. Os corpos celestes poderão ser vistos principalmente em regiões próximas ao Equador, e será perceptível cerca de 1h após o pôr do sol, durante todos os dias citados.

Segundo informações da Rice University, um astrônomo chamado Hartigan, explica que o fenômeno ocorreu pela última vez no dia 04 de março de 1226, e que depois deste ano será possível observá-lo apenas 2080 e logo após em 2400.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.