Fechar
GP1

Política

Reabertura do Albertão leva torcedores ao estádio no Piauí

O estádio teve sua estrutura interna e externa recuperadas.

Como a maioria dos brasileiros, Leandro e Vinícius são apaixonados por futebol e têm como time do coração o Vasco da Gama e o Flamengo, respectivamente. Na noite dessa quarta-feira (18), eles viveram uma situação nova: ir a um estádio de futebol para ver o jogo de seus times do coração. “Quando chegamos, eles até se assustaram com a multidão”, comenta a mãe dos garotos, a vascaína Margarete Pereira.

Assim como essa família, quase 25 mil torcedores saíram de suas casas para assistir ao jogo entre Flamengo do Piauí e o Vasco da Gama (RJ), válido pela Copa do Brasil 2009. Durante a ocasião, a torcida piauiense pôde matar a saudade de um velho conhecido, que passa por reformas para dar mais conforto e segurança aos torcedores: o Estádio Albertão.

O estádio teve sua estrutura interna e externa recuperadas. Quatro órgãos do Governo do Estado estiveram trabalhando para que ele pudesse receber esse importante jogo: Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra).

Além da recuperação de toda a estrutura, banheiros, vestiários, bares, estacionamentos, acessos e cabines de transmissão receberam melhorias, se adequando aos requisitos do Estatuto do Torcedor.

À Emgerpi, coube melhorar a segurança, vestiários, banheiros, bilheterias e cabines de transmissão. “Há muito tempo esse estádio merecia uma reforma; a limpeza e organização deram outra cara ao estádio, que só agora possui banheiros de verdade”, destacou o flamenguista Sandoval Freire, 53 anos, durante o intervalo do jogo, que teve como campeão o Vasco da Gama (RJ), com o placar de 4 X 1.

Pontos marcados além do jogo

Além dos gols marcados na noite dessa quarta-feira, outros lances chamaram a atenção do público em geral, das autoridades e jornalistas que estiveram presentes no jogo.

A estrutura da parte superior às arquibancadas, que abriga 19 cabines, foi totalmente reformada e climatizada, recebendo computadores, revestimento para isolamento acústico e ainda rede wireless - internet sem fio, com capacidade para 300 computadores; as novidades também foram implantadas pela Emgerpi.

“Muito boa a estrutura oferecida à imprensa aqui no Albertão. Viajo por todo canto do país e normalmente nós, jornalistas, não contamos com essas ferramentas que agilizam nosso trabalho. O Maracanã, por exemplo, não possui internet sem fio”, destacou o carioca Márcio Iannacca, repórter do site globoesporte.com, que fez a cobertura do jogo.
Paulo Cezar Vasconsellos, comentarista da SportTv, concorda com o colega. “Estive aqui há muitos anos e o que vejo hoje, nem se compara ao passado. As cabines estão boas, climatizadas, com computadores, internet e com uma visão excelente. A maioria dos estádios que conheço não possui essa estrutura”.

Quem marcou presença no jogo ficou atento a cada jogada, todos os passes eram seguidos pelos olhares ansiosos dos torcedores; mesmo assim, havia tempo para observar e comentar sobre o novo aspecto do estádio. “Os órgãos do Governo do Estado estão de parabéns pela nova estrutura”, comentou Jesus Rodrigues, diretor do Detran.

O reforço na segurança foi outro ponto marcado. Além da presença de órgãos como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, doze câmeras foram instaladas no estádio. “Muito mais do que a comodidade oferecida e as medidas de segurança tomadas, é uma elevação do ego do povo piauiense. O Albertão está se adequando para a realização de grandes eventos esportivos”, pontuou Vicente Sobrinho, presidente da Fundespi.

O governador Wellington Dias compareceu ao jogo e enfatizou as melhorias e inovações presentes na estrutura no estádio. “Destaco, principalmente, a presença maciça da torcida, que contou com ótimas condições de infraestrutura e segurança; e ainda o conforto e recursos disponibilizados aos profissionais da comunicação”, disse, acrescentando que: “o Albertão é a maior praça de esportes do Piauí e pelo que foi visto nesta noite, logo será um dos mais modernos do Brasil”.

Em 40 anos de existência, o Estádio Albertão passou mais de 30 sem receber reformas de grande porte em sua estrutura. A expectativa é que até julho deste ano, o Governo do Estado, através da Emgerpi, recupere também toda a estrutura elétrica, hidráulica e sanitária da maior praça de esportes do Piauí.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.